quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cristianismo Puro e Simples 1 - A lei da Natureza Humana

Fala galera, to voltando a ativa com o blog, já há algum tempo queria ler novamente o livro Cristianismo Puro e Simples do C.S.Lewis e hoje finalmente recomecei, to anotando dessa vez e resolvi compartilhar um pouco de cada capítulo com vocês aqui no Blog, espero que seja um ponto de reflexão pra cada um que ler, começo hoje pelo capítulo 1 A lei da Natureza humana.

Pense comigo, só podemos alegar que um jogador cometeu uma falta no futebol porque existem regras pré estabelecidas de conhecimento prévio dos jogadores, não é mesmo? Da mesma forma alego que se discutimos o que é certo e o que é errado é porque existem regras pré estabelecidas incutidas dentro de cada ser humano. Pense nas situações a seguir: "E se alguém lhe fizesse o mesmo?" "Esse lugar é meu eu cheguei primeiro", "Deixe-o em paz ele não está te fazendo nada", "Porque é que você tem que ser o primeiro a entrar?", "Me dá um pedaço do seu lanche? Eu te dei um pedaço do meu ontem", "Vamos você prometeu!" Acho que todos nós já vimos e vivenciamos situações como essas não é?

Esses conceitos incutidos do que é certo, eram conhecidos como leis da natureza, hoje "leis da natureza" estão mais relacionadas à leis da física, como a gravidade. Mas quando falávamos em leis da natureza nos referíamos a natureza humana. De todas as leis que o ser humano está sujeito (leis da física, biológicas, etc) o único grupo de leis que ele pode escolher desobedecer é esse, o da natureza humana. Isto porque este grupo de leis é o único que é exclusivo ao ser humano, os demais grupos de leis são compartilhados entre os demais seres orgânicos ou inorgânicos. Por exemplo todo corpo sofre lei da gravidade, e outros animais compartilham das leis biológicas.

Eram conhecidas como leis da natureza, porque acredita-se que seja de conhecimento natural de todos quais são. Ou seja, não é necessário ensiná-las pra alguém. Claro que há exceções, mas são tais como existem pessoas daltônicas. Uma anomalia. Se elas não fossem de conhecimento geral, então não faria sentido algum o que falamos sobre a segunda guerra por exemplo, afinal como podemos dizer que os nazistas estavam errados se eles não soubessem o que era o certo? Eles não poderiam ser censurados por algo que não conheciam.

Há quem discorde que tais leis existem e são de senso comum global, afirmando que culturas e civilizações em épocas diferentes da história tinham moralidades completamente diferentes. Mas tal afirmação é falsa. Claro que há divergências, mas nunca ao ponto de uma TOTAL diversidade. Se compararmos as doutrinas morais dos antigos egípcios, babilônios, hindus, chineses, gregos e romanos, encontramos muito mais semelhanças do que divergências entre elas e entre o que consideramos correto segundo a moral atual. Pense bem, você conhece algum país ou civilização na história que considere admirável que se fuja do campo de batalha? Ou onde todos se vangloriem por terem enganado a todas as pessoas que lhes tem prestado favores?

As divergências estão mais relacionadas as pessoas a quem devemos prestar nosso altruísmo, se são apenas aos membros de nossa família, de nosso país, ou se a qualquer um. Mas é senso comum que não devemos por a nós mesmos em primeiro lugar. O EGOÍSMO nunca foi admirado segundo os padrões morais. Outra divergência é quanto ao número de mulheres que um homem pode ter. Se uma, ou várias. Mas sempre se aceitou que não se pode ter qualquer mulher que se queira como se fossem produtos a serem adquiridos.

Há também quem diga que simplesmente não acredita no certo e no errado. Mas dizem da boca pra fora, podem até agir de forma despretensiosa, mas se alguém lhe faz uma promessa e não cumpre, ou algo do tipo, este se queixa: "Isto não é justo!" Mas eu lhes pergunto, como julgar o que é justo se não considerarmos a existência de uma lei da natureza humana? Podemos as vezes até nos enganar com relação ao que é certo, assim como nos equivocamos ao fazer uma conta, mas afirmo que o certo e o errado não passam a ser uma questão de gosto ou opinião por isso, assim como a tabuada continua sendo o que é, mesmo quando erramos as contas.

Agora que estamos de acordo com a existência da lei da natureza dou um passo adiante. Afirmo que ninguém cumpre a lei. "Se há exceções entre os leitores, perdoem-me eles, mas o melhor que fariam seria ler algum outro livro, pois nada do que vou dizer neste lhes diz respeito. Agora voltando aos seres humanos normais" Afirmo que neste ano, mês ou provavelmente hoje mesmo não nos comportamos de acordo com o que esperaríamos que os outros se comportassem. Podemos dar mil desculpas. Alegamos cansaço, necessidade, ocupação e outras coisas para justificar nossas atitudes escusas e injustas, mas darmos desculpas só prova mais uma vez como acreditamos que existe sim um padrão daquilo que é correto e estamos envergonhados por quebrá-lo. O engraçado é que quando fazemos algo segundo tais padrões atribuímos todo o crédito a nós mesmos, jamais culpamos situações, ou cansaço, ou qualquer outra coisa nesses momentos.

"Estes são portanto, os dois pontos que queria estabelecer. Primeiro: que os seres humanos, em todo o mundo, sabem que devem se comportar duma certa maneira, e que não podem se livrar dessa situação. Segundo: que eles na verdade não se comportam daquela maneira. Conhecem a Lei da Natureza Humana, e a infringem. Estes dois fatos são a base de toda a reflexão quanto a nós mesmos e quanto ao universo em que vivemos."

Bom por hoje é isso galera, escrevi a maior parte com minhas palavras, mas todas as idéias e a linha de raciocínio são creditadas ao C.S.Lewis ok?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vencido, mas nunca derrotado!

Hoje ouvindo uma linda canção percebi o quanto sempre queremos vencer em tudo. Precisamos ser reconhecidos por nossos esforços, precisamos alcançar, conquistar, vencer. Mas qual jogo estamos jogando afinal? Qual é o prêmio por se vencer nessa vida? Será que não estamos gastando todos os nossos esforços pra vencer um jogo cujo o prêmio não vale a pena? E o pior o que realmente deveríamos jogar e vencer, deixamos de lado...

Bom, Deus ainda assim se importa conosco em cada situação, é claro, mas o que quero dizer é que não devemos nos desanimar nos momentos em que perdermos lutas que não valem a pena. Vou deixar a bela canção "Baixinho Voador" do Janires (que infelizmente não se encontra no youtube) fale pra você o que está em meu coração, especialmente os versos em caixa alta.

"Não deixa não, a tristeza fazer pole position
no seu coração menino
acostumado a tantas curvas pela vida

O sol há de brilhar depois de cada tempestade
você encontrará pistas coloridas no arco-íris
pra você correr com seu carrinho esperança

MAS NÃO SE ESQUEÇA NÃO
QUE O ÚNICO PÓDIUM QUE JESUS SUBIU
FOI NAQUELA CRUZ CERCADA POR LADRÕES
EM VEZ DE CAMPEÕES

E DAQUELA VITÓRIA
EM LUGAR DE CHAMPAGNE PRA COMEMORAR
DERRAMOU SEU SANGUE PARA NOS SALVAR

No céu quando você chegar
e abrir o notícias celestiais pra ler
vai descobrir que as derrotas aqui
foram consideradas vitórias pelos anjos
que do lado do seu nome, no livro da vida
tá escrito a palavra campeão"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

How he loves us

Nossa faz tempo que não posto nada aqui, rs. Isso se deve principalmente as muitas formas de se compartilhar o que se pensa pela internet, agora com Twitter, Facebook, fóruns e e-mails acabei deixando o blog um pouco de escanteio, mas tem coisas que precisam ser postadas aqui, e Deus tem falado tanto comigo através dessa música que não vi outra alternativa.


Ele nos ama! Ele nos ama tanto! Não entendo como se quer podemos pensar qualquer coisa sobre nossa própria vida diante de algo assim. Como é que podemos reclamar de alguma coisa? Como podemos desejar mais tempo pra nós mesmos? Como podemos desejar qualquer outra coisa diante disso? Seu amor é como um furacão e somos como árvores que se dobram diante do vento de sua vontade e misericórdia. Não há nada além do SENHOR! Não há! E Ele, Ele nos AMA!!!! Não dá pra explicar isso em palavras, mas espero que sinta o que estou dizendo. Quando o amor de Deus chega não há tempo pra perder com ressentimentos, com reclamações, ou com egoísmo. Só há tempo pra responder a esse amor maravilhoso! Eu quero responder a esse amor, com a minha vida! Com meu serviço! Com meu coração! Com todo o meu tempo! Não com parte dele. Não porque tenho que fazer, mas simplesmente porque Ele me ama! De um jeito inexplicável, inigualável.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Isto é ser igreja

Hoje estou postando um video que me chamou muita atenção recentemente tb, sobre o que é SER igreja:


O video fala por si, muitas vezes lidamos com a igreja como clientes, escolhemos o que interessa participar e o que não, mas igreja é o que somos, e devemos servir todos juntos sempre que pudermos pois somos um só corpo.

sábado, 20 de agosto de 2011

Sr cara legal

Fala galera, muita coisa tem acontecido na minha vida ultimamente, Deus tem agido de formas incríveis e em meio a tudo isso tenho tido o privilégio de conhecer alguns videos e músicas que tem feito muito sentido em minha caminhada, portanto nesse e nos próximos posts vou compartilhar um pouco com vocês desses recursos. O primeiro video é do Senhor Cara legal, conheci esse video através de um amigo da facul (valeu Rafa) e curti demais, sempre gostei de desenhos e achei o máximo como explicou-se o evangelho através desse aqui, chega de papo e curtam o video:



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Se o mundo os odeia... calma aí, ele nos odeia?

"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu Senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram a minha palavra, também obedecerão a de vocês." Jo15:18-20

A minha pergunta é, o mundo nos odeia? Não sei quanto a você, mas infelizmente não posso dizer isso, faço de tudo para que as pessoas a minha volta gostem de mim, ok, de TUDO não, mas realmente me preocupo em ser aceito, querido, amado pelo mundo/faculdade/escola/ trabalho. A questão é que não deveria ser assim, nos preocupamos demais com o que as pessoas pensam de nós, e muito pouco com o que Deus pensa a respeito. Será que a opinião de Deus pra nós é de menor valor do que a de nossos colegas de classe que não fariam nenhum sacrifício por nós? Mas Jesus fez, fez o maior de todos os sacrifícios! Sei que é algo difícil de mudar, ou melhor, impossível. Mas Deus nos deu o Espírito Santo para habitar em nós. Em outras palavras o próprio Deus habita em nós e portanto podemos por meio dele ser transformados. Vamos pedir isso?

Oração: Deus, sei que me preocupo de mais em agradar ao mundo, e consequentemente tão pouco em agradá-lo. Mas mude isso em meu coração, não pertenço mais ao mundo, porque você me resgatou então, dá-me da tua força pra viver pra Ti e não para o mundo, mesmo que isso signifique que o mundo nos odeie. Em nome de Jesus, amém.