sexta-feira, 26 de junho de 2009

Irmão Urso


Espero de coração que essa semana e esse filme tenham edificado tanto a sua vida como edificaram a minha. Se alguém por algum motivo ainda não assistiu ou viu faz tempo e mal se lembra de "Irmão urso" por favor né, espero tê-lo convencido a alugá-lo... acho que já deu pra ver que vale a pena. Pra completar uma última música:






"Venha comigo. Eu o levarei agora
Para um lugar que você teme
Sem nenhum motivo
Seu coração se distanciou de mim
E eu o farei entender

Tudo ficará claro para você
Quando você vir as coisas
através de outros olhos
Tudo ficará claro pra você
O que quer que isso significasse pra você
Você descobrirá

Venha comigo. Eu o levarei lá
Para um lugar aonde você verá
Tudo o que você precisa ser
Aquele que você precisa ser
E todas essas coisas que você teme
Vão desaparecer da vista com o tempo."

Assim acabo a minha primeira semana de posts de férias e preparem-se, semana que vem uma outro obra prima que vale muitos posts...

"Kingdom Hearts" um excelente jogo, uma excelente história e excelentes aplicações...

No caminho...


Se você é como eu, deve ter lido e pensado nos posts dessa semana e concluído: "putz, mas isso é muito difícil, será que algum dia eu vou viver assim? Será que um dia vou perdoar e amar as pessoas como Deus me ama e perdoa? Será que um dia vou viver relacionamentos como os descritos em 'Welcome', ou olhar pelos olhos de Deus e dos outros?" Acho que essa não é bem a questão. A questão é lutar por isso. É lutar por isso com todas as forças. É com todo o coração desejar essas realidades e lutar todos os dias para que se tornem realidades, não vamos ganhar todas as lutas, mas não podemos desistir. Concluo essa semana com mais uma música do filme tocada e traduzida por mim. A música fala de trilhar um caminho. De caminhar, de ter um objetivo e peseguí-lo, de almejar alcançar um lugar e uma vida de relacionamentos profundos.



Diga a todos que estou no meu caminho
Novos amigos e lugares pra ver
Com um céu azul a nossa frente sim
Estou no meu caminho
E não tem nenhum outro lugar
que eu preferisse estar

Diga a todos que estou no meu caminho
E estou amando cada passo que dou
Com o sol às costas sim
Estou no meu caminho
E não consigo ficar sem sorrir

Porque não há nada como ver
uns aos outros denovo
Não importa a distância entre nós
E as histórias que contamos
vão fazer você sorrir
Isso realmente enche o meu coração

Então diga a todos eles que estou no meu caminho
Novos amigos e lugares pra ver
E dormir sob as estrelas
o que mais alguém pode pedir?
Com a lua sempre a nos observar

Nem neve, nem chuva
Pode mudar minha cabeça
O sol nascerá, espere e veja
E o sentimento do vento batendo no rosto
Enche o coração
Não há outro lugar que preferisse estar

Porque agora estou no meu caminho
Bem e veradadeiramente
Estou em meu caminho agora

Então diga a todos que estou no meu caminho
E eu mal posso esperar para chegar lá
Com o céu azul na nossa frente sim
Estou no meu caminho
E nada além de compartilhar de bons momentos

Então diga a todos que estou no meu caminho
E eu mal posso esperar pra estar em casa
Com o sol às costas sim
Estou no meu caminho
E nada além de viver bons momentos
Estou no meu caminho

Sim, estou no meu caminho!


Você está no caminho? Eu estou? Acho que essa é a grande questão. Não há nenhum outro lugar que você gostaria de estar além desse caminho? Você ama cada passo que dá adiante? Não há nada pra você como relacionamentos profundos, não importando as distâncias que precisarão ser cruzadas pra isso? Isso enche o seu coração? Nem a chuva nem a nece pode pará-lo, você confia que o sol nascerá? Mas acima de tudo, você está nesse caminho e mal pode esperar por chegar lá? Mal pode esperar por chegar em casa? Por viver realidades profundamente, verdadeiramente e completamente como as narradas nos demais posts? Você realmente deseja isso mais que tudo?

Convido você a cada dia fazer a opção de trilhar esse caminho. Todo o momento, essa é uma questão de decisão (leia o post sobre decisão), é uma questão de aqui e agora. Faça essa opção novamente agora. A opção de trilhar esse caminho com todas as forças, de desejar e ansiar viver essas realidades. E mesmo que ainda não possa dizer que encherga com outros olhos as realidades, mesmo que não possa dizer que você ama e perdoa as pessoas como Jesus o ama, mesmo que não tenha relacionamentos tão profundos, que você possa desejar tudo isso e que possa dizer: "Estou no caminho..."

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Perdão



Kenai ouve a história de como Koda havia se separado de sua mãe e descobre que a ursa que ele havia matado antes de se transformar era a mãe de Koda, então ele chama Koda para confessar o terrível feito dele, e lhe pedir perdão então começa essa música que no filme é uma versão reduzida, sendo que a que estou postando é a versão completa.






E aqui a tradução by Yuri pra variar:

Pra todo o lugar que eu vou, eu machuco alguém
Mas não há nada que possa dizer pra mudar
As coisas que eu fiz
De todas as coisas que escondi de você
Eu não pude escoder a vergonha
E eu oro a alguém, alguma coisa virá
Para tirar essa dor


Não há saída desse lugar escuro
Não há esperança ou futuro
Eu sei que não posso me libertar disso
Eu não consigo ver outro caminho
Eu não consigo encarar outro dia


Me diga aonde eu errei
Todos que eu amei se foram
Eu faria tudo tão diferente
Mas não posso voltar o tempo
Não há abrigo da tempestade
dentro de mim

Eu não posso acreditar nas palavras que escuto
É como uma resposta a minha oração
Quando eu olho em volto eu vejo
Este lugar, este tempo, este meu amigo.

Eu sei que é difícil
Mas você achou uma maneira
De olhar pro seu coração
E me perdoar agora
Você me deu a força para ver
Aonde minha jornada acaba
Você me deu a força para continuar


Eu vejo a saída desse lugar escuro
Eu vejo meu futuro
Seu perdão é o que me libertou
E eu posso ver um novo caminho
Eu posso encarar um novo dia


Enxergue pelos olhos de Deus, enxergue pelos olhos dos outros, priorize seus relacionamentos e perdoe. Perdoe assim como você foi e é perdoado a cada instante. De alguma forma Jesus olhou para seu próprio coração e achou um modo de nos perdoar, mesmo nós não mercendo. Ele já fez na cruz muito mais do que pudíamos um dia merecer e ainda assim ele nos envolve e se relaciona conosco todos os dias, ele nos ama e por amor nos perdoa. E você? E eu? Nós amamos? Amamos a cristo e ao próximo como amamos a nós mesmos? Como Deus nos amou? Temos perdoado como ele nos perdoou? O perdão gera liberdade pro coração de quem perdoa e de quem é perdoado, traz reconstrução, traz crescimento. Traz força e esperança.

Peço a mim e a você que nesse dia, no aqui, no agora, Deus traga arrependimento e perdão, o querer e o realizar, peço libertação, pros nossos relacionamentos e pra tantas realidades que nós mesmos não nos perdoamos. Força pra continuar.

Amizade

"Visite os seus amigos com frequência, pois a grama cresce depressa nos caminhos pouco percorridos"

Provérbio Escandinavo


Hoje quero compartilhar um pouco mais sobre relacionamentos verdadeiros, e como já postei a letra original e traduzida da música "Welcome" na semana passada hoje só vou por a música e cena do filme.


Amizade, relacionamentos profundos, o quanto isso é importante pra mim? O quanto isso é importante pra você? Não se engane, relacionamentos profundos dão trabalho e muito, eles exigem sinceridade, tempo, abrir mão de seus direitos e tantas outras medidas que muitas vezes não estamos dispostos a sacrificar. Tudo bem, acho que já deu pra entender que é difícil, mas olha, vale a pena. Relacionamentos profundos com as pessoas provavelmente é a coisa que mais vale a pena depois de um relacionamento profundo com Jesus. Ter um AMIGO não é algo muito comum hoje em dia, na maioria das vezes as pessoas têem conhecidos, colegas, mas AMIGOS, são poucas as vezes.
Convido você a pensar novamente na letra dessa música "Welcome". Algumas coisas da letra dessa música me incomodam, porque noto que nem sempre são verdades nos meus relacionamentos (isso pra ser eufêmico né), seja honesto consigo mesmo e veja alguns exemplos:

.Estamos todos aqui uns pros outros? Acho que muitas vezes estamos todos aí pra nós mesmos, ou será que estou errado?
.Felizes em dar? Ou em receber, não queremos muito saber dessa coisa de dar, não é mesmo? Dar do nosso tempo, do nosso esforço, dos nossos direitos, das nossas coisas...
.Tudo o que temos compartilhamos? Seja sincero, isso soa quase utópico.
.Não há nada que não façamos uns pelos outros? Tá bom, tem tanta coisa que eu não faço ou não faria que não dá nem pra enumerar.
.Eu estarei aí pra você e sei que você estará aí pra mim; em quantos relacionamentos isso é uma verdade?

Eu sei, em geral a letra parece utópica não é? Ninguém espera que as pessoas pelo mundo simplesmente tenham relacionamentos como os narrados na canção. O problema é que a igreja deveria viver exatamente o que diz nessa canção. Pessoas novas como o Kenai no grupo dos ursos deveriam chegar e falar como ele:
"Esse tem que ser o lugar mais lindo, mais cheio de paz que eu já estive na vida, não há nada parecido que eu já tenha visto antes, quando eu penso de quão longe eu vim eu nem posso acreditar, e mesmo assim eu vejo. Neles eu vejo uma família, eu vejo como fomos planejados a viver".
Mas não é bem isso o que acontece, e por quê? Talvez existam outros motivos, mas entendo que um dos principais motivos é que não deixamos (pelo menos eu não deixo) Jesus governar meus relacionamentos como ele deveria, sempre abro mão de algumas partes, e outras em meu coração eu digo: "Tá Deus, mas quanto a isso deixa que eu resolvo, ok?". Filosoficamente falando o motivo pelo qual nossos relacionamentos não são como o da canção é porque sempre esperamos que os outros tomem as atitudes e não nós, "ah por que eu denovo que tenho que dar o braço a torcer? Por que o outro nunca tem que mudar? Por que eu tenho que mais uma vez perdoá-lo?

Mas se pararmos pra pensar, um relacionamento envolve duas pessoas sim, mas a única pessoa que você pode gerar atitudes produtivas em relação ao relacionamento é em você mesmo, oras. Não podemos forçar as pessoas a pedirem perdão, ou a nos perdoarem, ou a mudarem suas atitudes ou qualquer outra coisa. Mas podemos mudar as nossas atitudes, isso é tudo o que cabe a nós. Cuidarmos da nossa própria parte não deveria ser tão difícil, mas nos preocupamos tanto com a parte do outro que mal sobra tempo de nos preocuparmos com a nossa.

Invista em seus relacionamentos, dê o braço a torcer, se doe, sacrifique-se por relacionamentos profundos. Eles dão trabalho, mas valem a pena. Alguém já fez o maior de todos os sacrifícios por você e garanto que você assim como eu não merecia. Graça, é somente a graça que une relacionamentos verdadeiros.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vendo Através de Outros Olhos (2)


Aproveitando o tema de ontem tenho mais uma coisa a compartilhar sobre olhar com os olhos do reino, mas dessa vez sob uma outra perspectiva. Se você for como eu, pensa em tudo e todos automaticamente como se tudo girasse a sua volta. Como se tudo o que acontece tem alguma razão ou explicação na sua história. Mas convido vocês a olharem por outros olhos e descobrirem que existem outras pessoas, e na vida delas acontecem tantas realidades quanto na minha e na sua. Você já pensou que quando você não passa no vestibular, você deixou uma vaga que está sendo usada pr Deus para abençoar uma outra pessoa? Ou que quando chove no dia que estava programado para curtir uma praia ou uma piscina, pode ter sido a chuva que salvou a plantação e consequentemente a vida de uma família? Apesar de nossa visão limitada, não existe apenas a nossa história (Graças a Deus), existem muitas outras histórias e podemos interferir e abençoá-las, fazer parte da vida delas. Enquanto na ótica da sua história você pode negar ou aceitar dar um prato de comida para o que bate na sua porta, na história dele você é alguém em potencial que vai lhe conceder mais um dia de vida, um dia de esperança. Na história do irmão urso, Kenai (o protagonista que foi transformado em urso) e Koda (seu pequeno amigo urso) se encontram frente a pintura acima, então Kenai diz olhando para o urso: "Esses monstros são terríveis" e Koda concorda olhando para o homem: "Ainda mais com essas lanças", e Kenai para e reflete. Procure olhar pelos olhos das demais vidas que Deus põem em seu caminho. Olhe sob uma outra ótica, você tem o poder de abençoar, de transformar, de interagir na história de pessoas, não deixe que isso simplesmente se apague.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Olhando através de outros olhos (1)

Gente, como eu disse, durante as férias vou mudar um pouco o esquema do blog, ao invés de um tema por dia, vou falar de forma mais abrangente durante toda a semana sobre algum assunto já tratado ou não. Isso porque tem muita coisa pra se aproveitar de alguns temas que não dá pra falar em um post só... Sendo assim começo essa semana explorando algumas coisas bem interessantes do filme "Irmão Urso" (um dos desenhos que eu mais gosto):



Pra quem não conhece vou contar a sinópse do filme: (Obs: Se não quer saber o que acontece assista o filme antes oras...) Três irmãos a muito tempo atrás, nos períodos pré-históricos eram muito unidos, apesar de alguns desentendimentos naturais entre irmãos. Um dia o irmão mais novo não amarrou os peixes que eles haviam pescado direito numa árvore, e quando voltaram para pegar os peixes um urso já os havia comido e fugido deixando seu rastro. O irmão mais novo foi atrás do urso e acabou tendo que enfrentá-lo frente a fente, seus irmãos foram lhe ajudar e o irmão mais velho acaba morrendo, mas o urso foge, revoltado, o imão mais novo persegue o urso até matá-lo, mas ao fazê-lo ele acaba sendo transformado em urso, então acaba encontrando um pequeno urso que havia se separado de sua mãe e seguem numa jornada para voltarem para seus respectivos lares.



Agora que já sabem mais ou menos como se passa a história posso tratar dos temas com mais liberdade. "Look Trought My Eyes" é a música tema do filme, apesar de só tocar em sua versão cantada nos créditos. Posto a seguir a música e sua tradução by Yuri (lembrando que traduzo a minha interpretação da letra e não ao pé da letra).




Há coisas na vida que você irá aprender
E no tempo certo você verá
Porque em algum lugar lá fora
Tudo está esperando
Se você acreditar
Então não fuja, não se esconda
Você ficará bem
Você vai ver, confie em mim
Eu estarei lá, cuidando de você

Apenas dê uma olhada através dos meus olhos
Há um lugar melhor em algum lugar lá fora
Apenas dê uma olhada através dos meus olhos
Todas as coisas mudam
Você ficará maravilhado com o que você vai ver
Se você olhar através dos meus olhos

Haverá momentos nessa jornada
Que tudo o que você verá é escuridão
Mas em algum lugar lá fora a luza do dia o encontrará
Se você continuar acreditando

Todas as coisas que você pode mudar
Em tudo há um significado
E você achará tudo o que precisa
Há tanto pra se entender


Pois é, essa é a letra e finalmente vou abordar o que quero nesse post (ufa!). Quando escutei essa música semana passada eu a escutei de forma diferente, como se Deus a estivesse cantando para mim. Quantas vezes eu enxergo as coisas que vão acontecendo em minha vida por minha ótica, elas não fazem nenhum sentido, muitas vezes me deixam ansioso, preocupado, magoado, irritado ou tantos outros sentimentos que poderiam ser evitados, se apenas eu olhasse através dos olhos Dele. Tem muitas coisas que eu não entendo e só com o tempo eu vejo, mas se eu acreditar e confiar nEle eu posso ficar tranquilo. Então porque é que eu fujo e me escondo Dele? Eu ficarei bem com Ele e com seu cuidado e carinho por mim. Ao olhar com os olhos de Deus todas as coisas mudam e só uma resposta vai em meu coração, fico maravilhado e grato por seu controle sobre todas as coisas. Tem momentos como essa semana que tudo que consigo enxergar é escuridão, mas se eu confiar nele logo sua luz vai me envolver e me cobrir. Tudo tem um significado, um motivo, mas a maioria deles só entendo quando olho através dos olhos Dele, olhando através de Seus olhos tenho tudo o que preciso.

Experimente isso na sua vida, experimente enxergar através dos olhos de Deus algumas realidades da sua vida que você não entende, que não mudam, que pareçam ser só escuridão, continue acreditando e confiando e olhe através de seus olhos. "Just take a look trought my eyes".