sexta-feira, 3 de julho de 2009

ESTAMOS EM GUERRA! (2)


Aonde paramos mesmo? Ah é, por que devemos lutar se já sabemos como a guerra termina? Como comecei a falar, essa pergunta nos surge pois enxergamos essa situação pela ótica errada. A real questão a ser respondida é, pelo que lutamos? A luta que estamos travando é por uma vida cada vez mais íntima e próxima de Jesus. E curiosamente a recompensa da guerra é exatamente a mesma, uma vida (eterna) mais íntima e próxima de Jesus. Portanto, apesar de não podermos viver plenamente e eternamente aqui, podemos viver crescendo em intimidade com Jesus. É o já e o ainda não da vinda do Reino de Deus. Logo lutar é o mais lógico, se realmente buscamos um relacionamento mais íntimo dEle.


Mas ainda quero tratar de um outro campo de batalha, ESTAMOS EM GUERRA! conosco memso, com a nossa mente como já havia falado, mas também ESTAMOS EM GUERRA! com o reino das trevas por vidas. Temos a tendência de sermos egoístas, e mal conhecemos o que é compaixão. Mas existem milhões de outras pessoas que estão perdidas no reino das trevas e precisam de redenção. E o que estamos fazendo? Estamos lutando? Na grande maioria das vezes estamos nos preocupando conosco. Estamos preocupados em termos mais, em vivermos melhor, em dar mais luxo e conforto a nossa família, a nossos filhos. Preocupados em ir bem na faculdade ou em ganhar um aumento. Me entendam bem, não que estas coisas sejam ruins, mas elas serem mais importantes do que nossa missão é ruim, sim. E sendo sinceros, nós estamos muito mais preocupados conosco mesmo do que com a nossa missão... Temos que ir e pregar o evangelho a toda criatura. Não falamos de Jesus nem pro nosso amigo que estudou conosco por tanto tempo, ou com o colega de trabalho que vemos todo dia. Temos que ficar mais atentos. ESTAMOS EM GUERRA! E o que temos feito? O que temos feito por nossos companheiros, por pessoas que poderiam ser eu e você se não fosse a misericórdia e graça de Deus, o que temos feito por pessoas tão amadas por Jesus? Então dizemos que amamos a Deus. "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" I João 4.20-21

ESTAMOS EM GUERRA! e temos uma missão. O quanto estamos dispostos a nos dar por nossa missão? O quanto amamos a Deus e ao próximo?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ESTAMOS EM GUERRA (1)


Uma das coisas que eu gosto nas analogias de filmes, livros e jogos como Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e Kingdom Hearts é que todos eles envolvem guerra. O único problema é que acabamos associando as partes de guerra como simples complementos e pura ficção. Mas elas fazem parte da analogia sim. Aliás, é uma das partes mais negligenciadas por nós. Afinal, as vezes tenho a impressão que não sabemos, mas ESTAMOS EM GUERRA!


Essa guerra é travada em diversos campos de batalha. Mas hoje quero falar do campo da mente. É, a nossa mente é um enorme campo de batalha. Os pensamentos são os primeiros afetados na guerra. Sei que falar de pensamentos é complicado e medonho, mas vou me arriscar...


Os pensamentos estão relacionados com quem realmente somos, em nossas cabeças eles falam e agem, imaginando, e definindo quem realmente somos, e por isso sempre os escondemos, escondemos das demais pessoas, mesmo de nossos amigos e de nossa família, mas não podemos escondê-los de Deus. Ele sabe exatamente quem somos, ele conhece as profundezas de nossos pensamentos, de nossa mente, de nossas emoções e de nosso coração, e se você realmente pensar e entender o que isso significa, vai perceber que ele sabe o quão podre eu e você somos. Mas o mais impressionante é que mesmo sabendo disso, mesmo nos conhecendo completamente, ele nos ama. Nos ama demasiadamente, absurdamente, inexplicavelmente, loucamente. Quanto dos nossos pensamentos são destinados a esse amor? Quantos dos nossos pensamentos são corrompidos e tomados como prisioneiros nessa guerra? Pensamos em tantas coisas o tempo todo, mas não precisamos ser escravos de nossos pensamentos. A guerra já foi definida, somos livres, e pra guerra acabar de uma vez por todas é só uma questão de tempo. Enquanto o tempo não passa, ESTAMOS EM GUERRA!


Então por que não lutamos? Por que vivemos a vida preocupados com tudo o que é trivial, e que em pouco tempo simplesmente se acabará? Estamos o tempo todo preocupados com muitas coisas, menos com a guerra. Pense em seus pensamentos, reflita sobre a guerra na sua mente, dê espaço para que Deus a vença, para que o Senhor domine esse campo de batalha.


Mas os pensamentos não são os únicos afetados em nossa mente. Temos um outro forte candidato a ferido de guerra, a memória. É incrível como a memória tem sido subestimada. Vemos tantas coisas que revelam a Deus, e nos fazem tremer, coisas que enchem o nosso coração e nos fazem pular, louvar, dançar, chorar, responder. E em pouco tempo tudo isso é apagado. Temos que exercitar nossa memória, com frequência devemos lembrar quem É Deus, e tudo o que ele fez, e faz por nós a cada dia. Pensar em tudo o que ele criou e quão complexo é tudo o que ele fez, em como ele me ama e me amou ao dar seu filho pra ser crucificado por pessoas que não mereciam, pessoas como eu e você, em como mesmo depois de ter nos dado tudo o que precisávamos naquela cruz, ainda reclamamos de nossas vidas, de não termos isso ou aquilo, e ainda assim ele se faz presente, ainda assim ele nos abençoa com tantas coisas que nem necessárias são, mas nos alegram, ainda assim ele nos dá a graça da sua presença em encontros tão nítidos com ele. Lembre-se, exercite sua memória a cada segundo, a cada dia, tem tanto para sermos gratos, tantos motivos para temermos, tantos motivos para adorarmos, e simplesmente esquecemos, e vivemos os dias como se fossem simplesmente mais um dia.


Ainda tem uma última área na mente que é preocupante, a imaginação, também conhecida como criatividade. Como negligenciamos essa parte em nossa mente. Se não a usamos? Infelizmente a usamos sim, mas para o mal. ESTAMOS EM GUERRA! É incrível como e o quanto usamos nossa criatividade para o mal, tramamos nossos pecados, seja pecados de atitude ou só de pensamentos. Somos maus, todo o dom de criar que nos foi dado por sermos criados a imagem e semelhança de Deus e só criamos coisas ruins? Tá, talvez você esteja pensando, "ah, não são só coisas ruins, olha o tanto de tecnologia que o homem criou para o nosso conforto e utilização, isso não é bom?" Sim e não. É bom se a usarmos com sabedoria, em outras palavras é bom se o nosso coração for bom, e sendo sincero, ele não custuma ser. Acreditamos demais que somos bons não é? Nos comparamos aos outros e pensamos que somos muito melhores do que realmente somos. A verdade é que somos péssimos. Deus nos comparará com sua lei e todos seremos culpados, todos somos igualmente ruins. Por que não gastamos tempo criando e desenvolvendo coisas para abençoar as pessoas, para nos doarmos as pessoas, para amarmos as pessoas? Porque não queremos fazê-lo, porque não queremos nos doar, não queremos amar, não como Jesus nos amou, não sacrificialmente.


Preste atenção, ESTAMOS EM GUERRA! Não fique parado, acorde, lute, enfrente. Em questão de tempo a guerra acabará e já sabemos quem será o vencedor, mas por enquanto ESTAMOS EM GUERRA!


Tá, mas se essa guerra que estamos já tem um vencedor, se já está tudo garantido, por que temos que lutar? Já sabemos o resultado. Não basta esperar? Essa é uma questão que provavelmente já se passou no coração de todos, mas isso é porque estamos olhando com a perspectiva errada, amanhã, falarei mais sobre isso, e sobre um outro campo de batalha.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tudo ou Nada


Riku entende que fez uma escolha errada em seu passado e deseja se redimir, mas a escuridão ainda lhe oferesse controle, e poder. Então ele decide por permanecer em parte nas trevas, para não perder o controle e o poder, mas visando fazer as coisas certas e trilhar o caminho da luz, ledo engano, isso só o torna ainda mais cheio de trevas. O coração do homem é enganoso, achamos que sim, que é possível trilhar um caminho no meio termo, viver em cima do muro, achamos que podemos viver crendo na luz, experimentando realidades da luz em QUASE todas as áreas da nossa vida. Mas a grande verdade é que não dá. Você pode estar muito próximo de entrar em uma sala, e mesmo assim você está completamente fora dela. Só há dois reinos e viver no reino de Deus significa ser preenchido exclusivamente dEle e de realidades dos seu reino. Se houver qualquer outra realidade competindo, mesmo que esteja em segundo lugar (afinal o segundo também luta pra se tornar o primeiro) já não há mais luz. Quando existem objetos além da luz na sala do nosso coração, a luza bate nesses objetos, ela não os dissipa, e sim pede que os retiremos, mas quando nos negamos a luz que bate nos objetos gera sombra em nossos corações e então já não estamos mais cheios de luz. A verdade é que é Tudo ou Nada, não tem meio termo, enquanto damos valor pras demais coisas Jesus, já não é mais tão relevante pras nossas vidas como Ele devería ser. Me entendam bem, não me refiro a salvação, ou a céu, mas a uma vida plena e cheia de significado aqui e agora. E essa só é possível quando negamos a nós mesmos, a nossos desejos, nossos direitos, tomamos sua cruz e o seguimos. Ontem acabou a força aqui em casa, ou seja, não tinhamos luz, nem dvd, nem computador, nem telefone, televisão, água quente, forninho e tantas outras coisas, então minha mãe me fez uma pergunta profunda e trágica: "Escolha, viver com eletricidade ou viver com Jesus?" E confesso que por mais banal que possa parecer achei muito difícil responder sincera e coretamente essa pergunta ao mesmo tempo. Dou tanto valor a tantas coisas terrenas que num piscar de olhos se vão, e tão pouco as eternas que para sempre vão durar. Só existem duas opções, se você por algum motivo não optar por uma automaicamente estará optando pela outra. Hoje, por qual você vai optar?

terça-feira, 30 de junho de 2009

Transparência


Em uma ilha em um mundo qualquer 3 crianças tem o desejo de conhecer outros lugares além da ilha, Sora (o protagonista), Riku (seu melhor amigo) e Kairi (a mocinha). Eles preparam uma jangada e os suprimentos pra viajem e dormem esperando anciosos a manhã seguinte para viajarem. Porém nessa noite os Heartless tomam conta de seu mundo. O mundo desaparece assim como seus habitantes e as 3 crianças são separadas, transportadas cada uma para um mundo diferente. Sora acorda em Traverse Town, onde conhece Pateta e Danald (que estão a procura de seu rei), juntos formam um time para procurarem seus amigos através dos mundos. Durante uma de suas viajens eles retornam a traverse town onde encontram Riku, e é nessa parte da história que queria chegar. Eles se encontram e passam a conversar, planejar como achariam a Kairi, então Sora propõem que Riku venha com eles, e a procurem através dos mundos como já estavam fazendo. Mas Donald nega, Sora tenta insistir, mas quando se dá conta Riku já não está mais lá. Eles entram em uma casa e começam a discutir alguns planos com outrso amigos. Do lado de fora observando-os sobre um telhado encontram-se Riku e Maleficent (bruxa da bela adormecida), e ela fala lhe fala as seguintes palavras: "Você vê? É como eu lhe falei, enquanto você estava se esforçando em procurar seu querido amigo, ele simplesmente o trocou por outros, agora ele óbviamente valoriza mais a eles do que a você, você não devia mais se preocupar com esse garoto, e deveria vir comigo, eu vou ajudá-lo a achar o que você procura"


Pois é, é aqui que eu queria chegar. O coração do Riku começa a mudar a partir de então, e ele vai ficando cada vez mais corrompido com o passar do jogo. Mas quero me ater nessa cena que narrei. Todo esse desentendimento acontece por causa de falta de diálogo e transparência. Primeiro, quando em nossos relacionamentos não somos sinceros temos problemas, e o pior, damos brecha para o inimigo encher nossas cabeças. Somos levados a tirar conclusões precipitadas e muitas vezes julgamos pessoas, intençoes e situações de forma precoce. Isso por que não nos comunicamos como deveríamos. Segundo, achamos que as outras pessoas são obrigadas a adivinhar a nossa situação. Quantas vezes não gostamos de uma atitude ou palavra de alguém e esperamos que simplesmente esse alguém adivinhe e venha se desculpar. A nossa grande questão em relação a transparência é que para usar dela temos que ser sinceros e nos expormos, e isso não é muito fácil no início, mas com o tempo vamos descobrindo que facilita muito as nossas relações quando somos claros e deixamos tudo na luz.


Manter sempre as coisas claras, com sinceridade e transparência, evita o agir do inimigo em nossas mentes e fortalece nossos relacionamentos.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Coração


Em primeiro lugar quero insentivar todos os leitores deste blog a lerem os posts dessa semana, sei que muitos de vocês não se interessam muito por jogos de video game, mas o que me interessam são partes da história do jogo as quais usarei pra fazer as analogias que me interessam. Portanto não tenha preconceito, acredito que os temas abordados serão tão profundos e aproveitáveis quanto os da semana passada. Aproveitem


Em segundo lugar peço um pouco de paciência nesse primeiro post, pois tenho gastar um pouco mais de tempo explicando a história e contextualizando-os no jogo, assim como sendo o primeiro post tem um caráter mais de introdução mesmo. Então vamos lá...


O jogo chama-se "Kingdom Hearts" e é pro Playstation 2, já citei ele antes num de meus posts. Existem muitos mundos e cada mundo possui muitos habitantes. Os mundos e os habitantes possuem corações e em seus corações há trevas. As trevas dos corações é o que gera os Heartless (monstros sem corações, formados apenas de trevas), que se alimentam do coração de outros seres enchendo esses corações de trevas até que eles se tornem mais Heartless. Como eu disse, os mundos também têem corações e quando os Heartless ficam em um número grande passam a dominar o coração do mundo e assim todo o mundo é dominado pelas trevas e simplesmente desaparece. Aqueles que não tiveram seus corações tomados pelas trevas são transportados a outros mundos. Existe um mundo que dá origem a tudo o que existe, pois ele gera corações (base da vida de habitantes e mundos inteiros), este mundo chama-se o Reino dos Corações (ou Kingdom Hearts), uns acreditam que o Kingdom Hearts é trevas, pois todos os corações têem escuridão. Mas outros afirmam que o Kingdom Hearts é luz, pois sempre há uma oportunidade da luz brilhar no coração e dissipar toda a escuridão.


A verdade como eu falei em meu último post sobre kingdom hearts , é que só há dois reinos, o reino da luz e o reino das trevas, todas as nossas decisões optam por um desses dois reinos. Não há um terceiro reino, um reino próprio, um reino de omissão. Decidimos tudo o que fazemos, pensamos e falamos e essas decisões afetam nosso coração. Quanto mais nos enchemos e ficamos expostos a realidades do reino da luz mais luz haverá em nossos corações e quanto menos expostos a luz, mais sombras encherão nossos corações. Quero abordar 3 pontos sobre o nosso coração então.


Primeiro, o quanto alimentamos a luz em nossos corações? Isso tem a ver com o quanto investimos em nosso relacionamento com a luz (Jesus). Quanto temos buscado e nos enchido dele, quanto temos ficado expostos a ele, à luz.

Segundo, o quanto temos protegido nosso coração das trevas? Provérbios 4:23 diz "Sobretudo guarda o teu coração, pois dele procede toda a sua vida", na realidade isso tem a ver com o quão obedientes temos sido a Jesus. O que leva-nos novamente ao primeiro ponto. Expostos a luz temos prazer em tomar atitudes deste reino. Obedecendo o reino de Deus guardamos nosso coração das tentações e do domínio das trevas.

Terceiro, é lembrar que "a boca fala do que está cheio o coração" (Lc 6:45). Podemos ver não só em nossas palavras, mas em nossos pensamentos e atitudes o que tem preenchido nossos corações. Será que ele está preenchido por luz?


Todos os corações nascem com trevas sim. Mas também todos tem a oportunidade de que a luz brilhe e dissipe toda a escuridão, essa oportunidade chama-se Graça, e só por ela é que podemos ter nossos corações transformados. Exponha-se a luz, cada vez mais e ela dominará todo o seu coração.