terça-feira, 30 de junho de 2009

Transparência


Em uma ilha em um mundo qualquer 3 crianças tem o desejo de conhecer outros lugares além da ilha, Sora (o protagonista), Riku (seu melhor amigo) e Kairi (a mocinha). Eles preparam uma jangada e os suprimentos pra viajem e dormem esperando anciosos a manhã seguinte para viajarem. Porém nessa noite os Heartless tomam conta de seu mundo. O mundo desaparece assim como seus habitantes e as 3 crianças são separadas, transportadas cada uma para um mundo diferente. Sora acorda em Traverse Town, onde conhece Pateta e Danald (que estão a procura de seu rei), juntos formam um time para procurarem seus amigos através dos mundos. Durante uma de suas viajens eles retornam a traverse town onde encontram Riku, e é nessa parte da história que queria chegar. Eles se encontram e passam a conversar, planejar como achariam a Kairi, então Sora propõem que Riku venha com eles, e a procurem através dos mundos como já estavam fazendo. Mas Donald nega, Sora tenta insistir, mas quando se dá conta Riku já não está mais lá. Eles entram em uma casa e começam a discutir alguns planos com outrso amigos. Do lado de fora observando-os sobre um telhado encontram-se Riku e Maleficent (bruxa da bela adormecida), e ela fala lhe fala as seguintes palavras: "Você vê? É como eu lhe falei, enquanto você estava se esforçando em procurar seu querido amigo, ele simplesmente o trocou por outros, agora ele óbviamente valoriza mais a eles do que a você, você não devia mais se preocupar com esse garoto, e deveria vir comigo, eu vou ajudá-lo a achar o que você procura"


Pois é, é aqui que eu queria chegar. O coração do Riku começa a mudar a partir de então, e ele vai ficando cada vez mais corrompido com o passar do jogo. Mas quero me ater nessa cena que narrei. Todo esse desentendimento acontece por causa de falta de diálogo e transparência. Primeiro, quando em nossos relacionamentos não somos sinceros temos problemas, e o pior, damos brecha para o inimigo encher nossas cabeças. Somos levados a tirar conclusões precipitadas e muitas vezes julgamos pessoas, intençoes e situações de forma precoce. Isso por que não nos comunicamos como deveríamos. Segundo, achamos que as outras pessoas são obrigadas a adivinhar a nossa situação. Quantas vezes não gostamos de uma atitude ou palavra de alguém e esperamos que simplesmente esse alguém adivinhe e venha se desculpar. A nossa grande questão em relação a transparência é que para usar dela temos que ser sinceros e nos expormos, e isso não é muito fácil no início, mas com o tempo vamos descobrindo que facilita muito as nossas relações quando somos claros e deixamos tudo na luz.


Manter sempre as coisas claras, com sinceridade e transparência, evita o agir do inimigo em nossas mentes e fortalece nossos relacionamentos.

5 comentários:

  1. muitas vezes queremos que as pessoas leiam o que se passa em nossa mente, adivinhem o que está em nosso coração... só nos esquecemos que, se não temos essa capacidade, as outras pessoas também não a têm... e nesse meio tempo, ninguém dá o braço a torcer.. o que acaba gerando conflitos desnecessários...
    muito bom o post! : )

    ResponderExcluir
  2. transparencia e comunicação são bases para qualquer relacionamento
    muito legal o post!
    beijos

    Mila

    ResponderExcluir
  3. Sabe q eu nao sou muito de comentar nos blogs(sei lah pq) mas meu eu jah pensei muito nisso sobre deixar as coisas meio ocultas....
    Eu tava conversando com uma amiga minha na aula uma vez sobre como a gente sempre quer q as pessoas descubram oq a gente sente ou quer.
    Lembrei do e. usado na nossa conversa:
    "se eu quero um abraço, eu gostaria de recebe-lo por livre e espontanea vontade de alguem q percebeu q eu quero um abraço, pois se eu expuser a minha vontade, o abraço parecerá algo nao verdadeiro e sincero"
    Pensamento perigoso...

    Esclarecer as coisas eh sempre o melhor caminho.
    Viva a Luz, rs.

    ResponderExcluir
  4. Novamente me lembrei de João. Só que dessa vez de um texto que ele escreve em sua Primeira Carta dizendo que quem anda na luz tem comunhão uns com os outros. Essa é a grande estratégia do Maligno, nos convencer que o melhor é se esconder, esconder nossa "nudez", esconder-nos atrás das "árvores" de nossas desculpas. Mas todas as vezes que optamos pela luz, crescemos em comunhão.

    ResponderExcluir
  5. Verdade!
    Só fui feliz em relacionamentos (família, escola, namoro, amigos, igreja,etc...) quando mostrei quem sou, quando entendi que ngm tem o poder de saber o q penso e sinto.
    Isso é maravilhoso, e imagina? Amo comunicação né! =D

    ResponderExcluir