quinta-feira, 2 de julho de 2009

ESTAMOS EM GUERRA (1)


Uma das coisas que eu gosto nas analogias de filmes, livros e jogos como Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e Kingdom Hearts é que todos eles envolvem guerra. O único problema é que acabamos associando as partes de guerra como simples complementos e pura ficção. Mas elas fazem parte da analogia sim. Aliás, é uma das partes mais negligenciadas por nós. Afinal, as vezes tenho a impressão que não sabemos, mas ESTAMOS EM GUERRA!


Essa guerra é travada em diversos campos de batalha. Mas hoje quero falar do campo da mente. É, a nossa mente é um enorme campo de batalha. Os pensamentos são os primeiros afetados na guerra. Sei que falar de pensamentos é complicado e medonho, mas vou me arriscar...


Os pensamentos estão relacionados com quem realmente somos, em nossas cabeças eles falam e agem, imaginando, e definindo quem realmente somos, e por isso sempre os escondemos, escondemos das demais pessoas, mesmo de nossos amigos e de nossa família, mas não podemos escondê-los de Deus. Ele sabe exatamente quem somos, ele conhece as profundezas de nossos pensamentos, de nossa mente, de nossas emoções e de nosso coração, e se você realmente pensar e entender o que isso significa, vai perceber que ele sabe o quão podre eu e você somos. Mas o mais impressionante é que mesmo sabendo disso, mesmo nos conhecendo completamente, ele nos ama. Nos ama demasiadamente, absurdamente, inexplicavelmente, loucamente. Quanto dos nossos pensamentos são destinados a esse amor? Quantos dos nossos pensamentos são corrompidos e tomados como prisioneiros nessa guerra? Pensamos em tantas coisas o tempo todo, mas não precisamos ser escravos de nossos pensamentos. A guerra já foi definida, somos livres, e pra guerra acabar de uma vez por todas é só uma questão de tempo. Enquanto o tempo não passa, ESTAMOS EM GUERRA!


Então por que não lutamos? Por que vivemos a vida preocupados com tudo o que é trivial, e que em pouco tempo simplesmente se acabará? Estamos o tempo todo preocupados com muitas coisas, menos com a guerra. Pense em seus pensamentos, reflita sobre a guerra na sua mente, dê espaço para que Deus a vença, para que o Senhor domine esse campo de batalha.


Mas os pensamentos não são os únicos afetados em nossa mente. Temos um outro forte candidato a ferido de guerra, a memória. É incrível como a memória tem sido subestimada. Vemos tantas coisas que revelam a Deus, e nos fazem tremer, coisas que enchem o nosso coração e nos fazem pular, louvar, dançar, chorar, responder. E em pouco tempo tudo isso é apagado. Temos que exercitar nossa memória, com frequência devemos lembrar quem É Deus, e tudo o que ele fez, e faz por nós a cada dia. Pensar em tudo o que ele criou e quão complexo é tudo o que ele fez, em como ele me ama e me amou ao dar seu filho pra ser crucificado por pessoas que não mereciam, pessoas como eu e você, em como mesmo depois de ter nos dado tudo o que precisávamos naquela cruz, ainda reclamamos de nossas vidas, de não termos isso ou aquilo, e ainda assim ele se faz presente, ainda assim ele nos abençoa com tantas coisas que nem necessárias são, mas nos alegram, ainda assim ele nos dá a graça da sua presença em encontros tão nítidos com ele. Lembre-se, exercite sua memória a cada segundo, a cada dia, tem tanto para sermos gratos, tantos motivos para temermos, tantos motivos para adorarmos, e simplesmente esquecemos, e vivemos os dias como se fossem simplesmente mais um dia.


Ainda tem uma última área na mente que é preocupante, a imaginação, também conhecida como criatividade. Como negligenciamos essa parte em nossa mente. Se não a usamos? Infelizmente a usamos sim, mas para o mal. ESTAMOS EM GUERRA! É incrível como e o quanto usamos nossa criatividade para o mal, tramamos nossos pecados, seja pecados de atitude ou só de pensamentos. Somos maus, todo o dom de criar que nos foi dado por sermos criados a imagem e semelhança de Deus e só criamos coisas ruins? Tá, talvez você esteja pensando, "ah, não são só coisas ruins, olha o tanto de tecnologia que o homem criou para o nosso conforto e utilização, isso não é bom?" Sim e não. É bom se a usarmos com sabedoria, em outras palavras é bom se o nosso coração for bom, e sendo sincero, ele não custuma ser. Acreditamos demais que somos bons não é? Nos comparamos aos outros e pensamos que somos muito melhores do que realmente somos. A verdade é que somos péssimos. Deus nos comparará com sua lei e todos seremos culpados, todos somos igualmente ruins. Por que não gastamos tempo criando e desenvolvendo coisas para abençoar as pessoas, para nos doarmos as pessoas, para amarmos as pessoas? Porque não queremos fazê-lo, porque não queremos nos doar, não queremos amar, não como Jesus nos amou, não sacrificialmente.


Preste atenção, ESTAMOS EM GUERRA! Não fique parado, acorde, lute, enfrente. Em questão de tempo a guerra acabará e já sabemos quem será o vencedor, mas por enquanto ESTAMOS EM GUERRA!


Tá, mas se essa guerra que estamos já tem um vencedor, se já está tudo garantido, por que temos que lutar? Já sabemos o resultado. Não basta esperar? Essa é uma questão que provavelmente já se passou no coração de todos, mas isso é porque estamos olhando com a perspectiva errada, amanhã, falarei mais sobre isso, e sobre um outro campo de batalha.

2 comentários:

  1. pensamentos são perigosos...
    Eu adoro pensar. Acredito que muito do que Deus fala (sendo que seu Espírito habita em nós) se dá em forma de pensamentos, o problema é que, como você disse, não é só a voz dEle que ocupa nosso pensar...
    Que Deus nos dê discernimento para identificar de onde tem vindo as "vozes" do nosso pensar.
    E como diz o fim do Salmo 19: Que o meditar
    (pensar) do nosso coração, agrade ao Senhor.
    Excelente post!!!

    ResponderExcluir
  2. tenho medo da minha imaginação, e tem horas q meus pensamentos me pegam de surpresa e me arrastam com eles!
    Preciso ser mais forte nessa guerra ;)

    ResponderExcluir