segunda-feira, 29 de junho de 2009

Coração


Em primeiro lugar quero insentivar todos os leitores deste blog a lerem os posts dessa semana, sei que muitos de vocês não se interessam muito por jogos de video game, mas o que me interessam são partes da história do jogo as quais usarei pra fazer as analogias que me interessam. Portanto não tenha preconceito, acredito que os temas abordados serão tão profundos e aproveitáveis quanto os da semana passada. Aproveitem


Em segundo lugar peço um pouco de paciência nesse primeiro post, pois tenho gastar um pouco mais de tempo explicando a história e contextualizando-os no jogo, assim como sendo o primeiro post tem um caráter mais de introdução mesmo. Então vamos lá...


O jogo chama-se "Kingdom Hearts" e é pro Playstation 2, já citei ele antes num de meus posts. Existem muitos mundos e cada mundo possui muitos habitantes. Os mundos e os habitantes possuem corações e em seus corações há trevas. As trevas dos corações é o que gera os Heartless (monstros sem corações, formados apenas de trevas), que se alimentam do coração de outros seres enchendo esses corações de trevas até que eles se tornem mais Heartless. Como eu disse, os mundos também têem corações e quando os Heartless ficam em um número grande passam a dominar o coração do mundo e assim todo o mundo é dominado pelas trevas e simplesmente desaparece. Aqueles que não tiveram seus corações tomados pelas trevas são transportados a outros mundos. Existe um mundo que dá origem a tudo o que existe, pois ele gera corações (base da vida de habitantes e mundos inteiros), este mundo chama-se o Reino dos Corações (ou Kingdom Hearts), uns acreditam que o Kingdom Hearts é trevas, pois todos os corações têem escuridão. Mas outros afirmam que o Kingdom Hearts é luz, pois sempre há uma oportunidade da luz brilhar no coração e dissipar toda a escuridão.


A verdade como eu falei em meu último post sobre kingdom hearts , é que só há dois reinos, o reino da luz e o reino das trevas, todas as nossas decisões optam por um desses dois reinos. Não há um terceiro reino, um reino próprio, um reino de omissão. Decidimos tudo o que fazemos, pensamos e falamos e essas decisões afetam nosso coração. Quanto mais nos enchemos e ficamos expostos a realidades do reino da luz mais luz haverá em nossos corações e quanto menos expostos a luz, mais sombras encherão nossos corações. Quero abordar 3 pontos sobre o nosso coração então.


Primeiro, o quanto alimentamos a luz em nossos corações? Isso tem a ver com o quanto investimos em nosso relacionamento com a luz (Jesus). Quanto temos buscado e nos enchido dele, quanto temos ficado expostos a ele, à luz.

Segundo, o quanto temos protegido nosso coração das trevas? Provérbios 4:23 diz "Sobretudo guarda o teu coração, pois dele procede toda a sua vida", na realidade isso tem a ver com o quão obedientes temos sido a Jesus. O que leva-nos novamente ao primeiro ponto. Expostos a luz temos prazer em tomar atitudes deste reino. Obedecendo o reino de Deus guardamos nosso coração das tentações e do domínio das trevas.

Terceiro, é lembrar que "a boca fala do que está cheio o coração" (Lc 6:45). Podemos ver não só em nossas palavras, mas em nossos pensamentos e atitudes o que tem preenchido nossos corações. Será que ele está preenchido por luz?


Todos os corações nascem com trevas sim. Mas também todos tem a oportunidade de que a luz brilhe e dissipe toda a escuridão, essa oportunidade chama-se Graça, e só por ela é que podemos ter nossos corações transformados. Exponha-se a luz, cada vez mais e ela dominará todo o seu coração.

4 comentários:

  1. Yuri, fico tão agradecida a Deus por ver do que está cheio o seu coração! É muito bom como mãe saber que vc é realmente convicto de tudo isso e de que o seu maior desejo é que o seu coração seja cheio da Luz de Cristo. Que Deus continue te abençoando e abençoando o seu caminho. Amo vc!

    ResponderExcluir
  2. O interessante é que a questão não está em "nos expormos à luz ou às trevas" mas, em "nos exppormos à luz pois, qualquer movimento que não seja este é uma auto-exposição às trevas (com ou sem intenção)

    Excelente post!!!

    ResponderExcluir
  3. Apenas para colaborar. Lendo seu post de hoje me lembrei do que João nos diz na introdução do seu Evangelho: "Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram."
    Que venha o Seu Reino, ó Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Yuri!
    A parte q mexeu cmg foi qnd vc escreveu "Não há um terceiro reino, um reino próprio, um reino de omissão." e isso é verdade, e essa verdade tem sido constante em minha vida, uma vez que tenho consciencia de muita coisa que me rodeia não posso simplesmente virar as minhas costas e ir embora, e realmente é o q já foi falado de atitudes!
    Quando minha vó dizia "ignorância é uma benção" eu entendia como um dito ironico a quem não ia bem na escola (hahaha tinha 8 aninhus acho), mas a real é q quando vc sabe de algo, isso faz parte de vc, e a sua atitude perante isso é o que te faz ser quem você é, o q nos leva a obediencia a e convivencia com Jesus...
    post lindo... adorei =]

    ResponderExcluir