quarta-feira, 24 de junho de 2009

Amizade

"Visite os seus amigos com frequência, pois a grama cresce depressa nos caminhos pouco percorridos"

Provérbio Escandinavo


Hoje quero compartilhar um pouco mais sobre relacionamentos verdadeiros, e como já postei a letra original e traduzida da música "Welcome" na semana passada hoje só vou por a música e cena do filme.


Amizade, relacionamentos profundos, o quanto isso é importante pra mim? O quanto isso é importante pra você? Não se engane, relacionamentos profundos dão trabalho e muito, eles exigem sinceridade, tempo, abrir mão de seus direitos e tantas outras medidas que muitas vezes não estamos dispostos a sacrificar. Tudo bem, acho que já deu pra entender que é difícil, mas olha, vale a pena. Relacionamentos profundos com as pessoas provavelmente é a coisa que mais vale a pena depois de um relacionamento profundo com Jesus. Ter um AMIGO não é algo muito comum hoje em dia, na maioria das vezes as pessoas têem conhecidos, colegas, mas AMIGOS, são poucas as vezes.
Convido você a pensar novamente na letra dessa música "Welcome". Algumas coisas da letra dessa música me incomodam, porque noto que nem sempre são verdades nos meus relacionamentos (isso pra ser eufêmico né), seja honesto consigo mesmo e veja alguns exemplos:

.Estamos todos aqui uns pros outros? Acho que muitas vezes estamos todos aí pra nós mesmos, ou será que estou errado?
.Felizes em dar? Ou em receber, não queremos muito saber dessa coisa de dar, não é mesmo? Dar do nosso tempo, do nosso esforço, dos nossos direitos, das nossas coisas...
.Tudo o que temos compartilhamos? Seja sincero, isso soa quase utópico.
.Não há nada que não façamos uns pelos outros? Tá bom, tem tanta coisa que eu não faço ou não faria que não dá nem pra enumerar.
.Eu estarei aí pra você e sei que você estará aí pra mim; em quantos relacionamentos isso é uma verdade?

Eu sei, em geral a letra parece utópica não é? Ninguém espera que as pessoas pelo mundo simplesmente tenham relacionamentos como os narrados na canção. O problema é que a igreja deveria viver exatamente o que diz nessa canção. Pessoas novas como o Kenai no grupo dos ursos deveriam chegar e falar como ele:
"Esse tem que ser o lugar mais lindo, mais cheio de paz que eu já estive na vida, não há nada parecido que eu já tenha visto antes, quando eu penso de quão longe eu vim eu nem posso acreditar, e mesmo assim eu vejo. Neles eu vejo uma família, eu vejo como fomos planejados a viver".
Mas não é bem isso o que acontece, e por quê? Talvez existam outros motivos, mas entendo que um dos principais motivos é que não deixamos (pelo menos eu não deixo) Jesus governar meus relacionamentos como ele deveria, sempre abro mão de algumas partes, e outras em meu coração eu digo: "Tá Deus, mas quanto a isso deixa que eu resolvo, ok?". Filosoficamente falando o motivo pelo qual nossos relacionamentos não são como o da canção é porque sempre esperamos que os outros tomem as atitudes e não nós, "ah por que eu denovo que tenho que dar o braço a torcer? Por que o outro nunca tem que mudar? Por que eu tenho que mais uma vez perdoá-lo?

Mas se pararmos pra pensar, um relacionamento envolve duas pessoas sim, mas a única pessoa que você pode gerar atitudes produtivas em relação ao relacionamento é em você mesmo, oras. Não podemos forçar as pessoas a pedirem perdão, ou a nos perdoarem, ou a mudarem suas atitudes ou qualquer outra coisa. Mas podemos mudar as nossas atitudes, isso é tudo o que cabe a nós. Cuidarmos da nossa própria parte não deveria ser tão difícil, mas nos preocupamos tanto com a parte do outro que mal sobra tempo de nos preocuparmos com a nossa.

Invista em seus relacionamentos, dê o braço a torcer, se doe, sacrifique-se por relacionamentos profundos. Eles dão trabalho, mas valem a pena. Alguém já fez o maior de todos os sacrifícios por você e garanto que você assim como eu não merecia. Graça, é somente a graça que une relacionamentos verdadeiros.

4 comentários:

  1. A canção fala de uma verdade e realidade que o ser humano sabe que precisa, mas não tem coragem de buscar e viver. É interessante que esse sentimento de acolhimento acontece entre os "ursos" e não na tribo do Kenai, não é mesmo? Por que? Por que entre animais e não entre seres humanos? O problema é esse! Nós fomos criados para nos relacionarmos uns com os outros a partir dessa nossa fonte de relacionamento que é a Trindade. Deixá-la nos leva a não saber como nos relacionar. O modelo verdadeiro do que a música canta é o próprio Deus Trino e a única maneira de viver isso é se estivermos re-conectados com ele.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post... sempre pensei sobre isso. O fato é que realmente só somos responsáveis pelas nossas próprias ações.
    Isso se reflete também no nosso relacionamento com Deus. Às vezes Ele nos pede algo e dizemos "mas fulano não está fazendo isso... pq só eu?"
    Usando as palavras de C. S. Lewis na boca de Aslan:
    "Eu conto a cada um a sua própria história"
    Faça sua parte!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero sempre que Deus me dê a graça de investir em relacionamentos assim. E oro pra que o Senhor Jesus desperte o mesmo desejo em nossos irmãos em Cristo. Fico agradecida a Deus, que vc entenda a importancia disso pra Jesus e tb lute por isso em sua vida filho.

    ResponderExcluir