terça-feira, 24 de maio de 2011

Lógica, evangelho e razão. Pt4

"Por que Jesus? O que o difere de tantas outras religiões afinal?"

Penso que quando ateus fazem perguntas como essa no fundo estão dizendo, "falta pouco pra me convencer, quero tanto acreditar em algo, mas não dá se não for concreto", quanto a acreditar e toda essa história de provas empíricas e científicas já dei o meu parecer, se fosse tão cientificamente comprovável então ensinaríamos isso nas escolas bem como a lei da gravidade e a fórmula de Bhaskara, o que resultaria em que todos praticamente teriam que aceitar que é verdade por uma simples questão de teste, tentativa e erro. Mas não quero voltar a esse assunto, acredito que a resposta para a pergunta em si necessita de duas respostas.

Em um primeiro nível Jesus se diferencia de grande parte das religiões por sua história divina: Nascimento de uma virgem, a vida entre os homens, morte em uma cruz, e ressurreição ao terceiro dia. Acontece que de fato Jesus não é a única divindade a que se afirmam essas coisas, muitos outros deuses são citados que tinham esse mesmo ciclo, e isso em geral é explicado por uma questão astrológica, existem vários fatos em relação as estrelas e ao sol, as estações do ano e etc, que realmente demonstram o porque tais características são ditas tantas vezes em tantas religiões diferentes, como a morte e ressurreição após três dias por exemplo, mas de forma alguma isso anula a veracidade de Cristo, pelo contrário, penso que realmente é uma das formas pelas quais a natureza aponta para Cristo Jesus.

Entretanto de qualquer forma ainda é necessário diferenciar então Jesus Cristo dos demais deuses que também "alegam" ter morrido e ressuscitado em 3 dias. Acontece que todos os demais deuses citados, tais quais Hórus, o primeiro deus egípcio do sol, não tem comprovações históricas, podem até ser citados como personagens mitológicos, mas ninguém jamais afirmará fatos históricos ocorrentes ao lado da pessoa Hórus. Isso porque nem Hórus, nem nenhum outro deus foi um ser humano. Jesus foi o único ser humano históricamente comprovado (por ateus e crédulos) que se auto denominava Deus E ressuscitou dos mortos ao terceiro dia o que comprova a veracidade de suas palavras. Além disso apesar de ser alegado sobre esses demais deuses todo esse papo de que suas histórias são muito semelhantes as de Cristo, porque será que nenhum deles dividiu a história ao meio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário