segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cristianismo Puro e Simples 10 - A Conclusão Prática

Recapitulando Cristo suportou a rendição e humilhação perfeitas: perfeitas, por ser Deus, e rendição e humilhação por ser homem. O Cristianismo afirma que se participarmos de algum modo da submissão e sofrimentos de Cristo, participaremos também de sua vitória sobre a morte, e encontraremos uma nova vida após a morte que nos fará perfeitos e completamente felizes. Alguns perguntam quando será dado o próximo passo da evolução, quando haverá algo além da espécie humana. Mas já há, do ponto de vista cristão um novo tipo de ser humano surgiu com Cristo e tal tipo de vida pode nos ser dado. Mas como?

Bom primeiro quero que pense em nossa vida atual e como nos foi dada, ninguém nos perguntou se queríamos nascer, e o processo do sexo que gera a vida é um tanto quanto estranho, prazeroso e doloroso. Muitas crianças gastam um bom tempo tentando entender esse processo e algumas a quem contam, se recusam a acreditar, não as culpo, de fato é um processo que jamais imaginaríamos, se não fosse real. Deus não nos consultou quando inventou o sexo, e também não nos consultou sobre como gerar essa nova vida. Tal vida nos é dada por meio da Fé, do Batismo e da Santa Ceia. É um processo estranho também, mas se ao invés de questionarmos, crermos e experimentarmos, veremos como tal processo também é real.

Talvez você se questione sobre como eu sei que o processo é assim se não se pode entendê-lo. É simples, já lhes expliquei porque creio que Jesus era e é, o próprio Deus. E historicamente não há dúvidas de que ele ensinou a seus discípulos que esse era o processo para uma nova vida. Portanto creio neste processo com base na autoridade do nome de Jesus. Antes que estranhe, crer na autoridade do nome de alguém é simplesmente considerar e dar crédito porque considera-se que esse "alguém" seja digno de tal confiança (pais, professores, amigos, mídia, etc). Fazemos isso o tempo todo com pessoas que admiramos, não há nada de ignorante nisso.

Agora preste atenção, não digo que a Fé, o batismo e a santa ceia substituam seu dever de imitar a Cristo para manter tal vida. Você recebeu sua vida por meio de seus pais, mas não significa que ela se manterá se você não cuidar dela. Você pode acabar perdendo-a por negligência, ou extingui-la por suicídio. Você precisa alimentá-la e cuidar dela, mas lembre-se, que você não a criou, você apenas a está conservando. "Uma pessoa pode, do mesmo modo, perder a vida de Cristo que lhe foi dada, e tem de esforçar-se para preservá-la." Por outro lado pense que se há vida natural em um corpo, ela fará tudo para repará-lo, se ferido até certo ponto o corpo vivo se recupera, o que não faz um corpo morto. Um corpo vivo não é um corpo que nunca adoece, mas é um corpo que até certo ponto consegue se recuperar. Do mesmo modo, o Cristão não é alguém que nunca peca, mas alguém capaz de arrepender-se e reabilitar-se, porque a vida de Cristo está em seu interior e fará tudo para se reparar, habilitando-o a sofrer uma espécie de morte voluntária que Cristo suportou (em um certo grau), todas as vezes que houver queda e assim mantermos essa vida que nos foi dada.

Por isso a perspectiva do Cristão é tão diferente em relação a ser bom. Não cristãos se esforçam para ser boas pessoas no intuito de agradar a deus (caso acreditem em sua existência) ou ao menos às outras pessoas que consideram boas. Mas o Cristão dá todo o crédito das coisas boas que faz à vida de Cristo em seu interior, não pensam que Deus os amará mais se forem bons, mas sabem quem Deus os fará bons, porque os ama. É bom esclarecer também que quando os cristãos afirmam que Cristo está neles, não é apenas modo de dizer, ou uma noção mental, acreditamos que Cristo realmente age através dos cristãos que como um todo compõem um corpo, onde Cristo é a cabeça e toma as decisões. Isso explica porque a nova vida se propaga não somente através da Fé, mas também de atos físicos como o Batismo e a Santa Ceia, algumas pessoas acham erroneamente que Deus se aparta da matéria, mas ele ama a matéria, ele a criou, ele escolheu usar o pão e o vinho, e escolheu se fazer carne e sangue em Jesus. Não há problema algum para Deus na matéria além de sua corrupção, mas seu objetivo é restaurá-la, e não destruí-la.

Uma objeção que comummente é feita é: Não é injusto que a nova vida se restrinja àqueles que tiveram oportunidade de ouvir falar de Cristo? Mas acontece que não sabemos o que Deus pretende com as demais pessoas, o que sabemos é que ninguém pode ser salvo a não ser por Cristo, mas não sabemos se só aqueles que O conhecem é que podem ser salvos. Além disso se nos preocupamos com as pessoas não salvas, o melhor que temos a fazer é nos juntar aos salvos e resgatar os que ainda não estão. De que adianta ter piedade dos que se afogam se também estamos no mar? Precisamos primeiro nos juntar aos que estão no barco para ajudar as demais pessoas que ainda se afogam.

Outra possível objeção é: Por que Deus veio 'disfarçado' e começou essa espécie de sociedade secreta para combater o inimigo, por que não veio com todo o seu poder de uma vez? Bem os cristãos creem que Ele virá com todo o seu poder e sem disfarces, mas ninguém sabe quando acontecerá, no entanto Ele se demora porque quando isso acontecer será sem dúvida o fim do mundo, enquanto ele não vem, nos dá a oportunidade de escolhermos de que lado ficar, mas quando chegar o tempo de escolher terá passado. Devemos aproveitar essa chance. Afinal ninguém pensaria bem de um Francês ao anunciar que está do lado dos aliados apenas no momento em que estes estiverem marchando sobre território alemão. Não há escolha alguma nisso, há medo e inquisição, mas não escolha.

2 comentários:

  1. Um bom exemplo para essa questão de como a salvação, ou vinda do Reino se processa, é a de Oscar Culman em seu livro Cristo e o Tempo, onde logo na introdução ela faz uma comparação com a vinda do Reino de Deus em Jesus com a invasão aliada nas praias da Normandia, chamada de dia D, essa ação foi que deu a vitória as tropas aliadas, mas a guerra só terminou quase um ano depois no dia que foi chamado de dia V. Na cruz e ressurreição Jesus Cristo invadiu com seu Reino o império de Satanás, esse é o dia D do Reino, em sua segunda vinda a guerra teria terminado, esse será o dia V do Reino.

    ResponderExcluir