quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lógica, evangelho e razão. Pt2

Hoje vou pegar no pé de outro tipo de pergunta, que na maioria das vezes é assim: "Se Deus existe mesmo, porque ele deixou isso ou aquilo acontecer?" Como a questão anterior essa também tem uma série de pormenores que precisam ser destrinchados:

1) A maioria das vezes que essa pergunta é feita ela tem a ver com algo que "Deus deixou acontecer" com você, nesses casos, temos que lembrar que Deus não é gênio da lâmpada, muito menos seu mordomo pessoal, ou seu escravo, ele não te deve nenhuma satisfação. Porque pra ele existir ele precisaria impedir ou fazer com que certas coisas acontecessem?

2) Geralmente a pergunta é acrescida da seguinte forma, Deus pode até existir, mas se é o caso então ele é mau, porque se não porque ele deixaria pessoas inocentes sofrerem (com o terremoto no japão por exemplo). Quanto a isso precisamos lembrar que na história do huniverso os seres humanos não são os protagonistas, são meros quadjuvantes, o personagem principal da história é Deus, as coisas giram em torno dele. Então que tal olharmos pras pessoas "inocentes" (japão, ou crianças na tragédia do Rio, etc) sob a ótica de Deus. A Bíblia diz que não há um justo sequer. O único homem justo foi Jesus Cristo, por quem nos justificamos. Então aos olhos de Deus, no que ele considera inocente, ninguém é. Logo todos deveríamos estar mortos, temos é que agradecer de não ser um caos todos os dias, porque pela lógica é isso que deveria ser. Não fosse a misericordiosa intervenção divina.

3) A grande maioria das pessoas falam sobre Deus ou o supõem hipoteticamente de forma muito limitada, como se o entendessem. Num dos debates do Dr. Lane Craig que citei no post anterior, o seu "adversário" de debate disse algo parecido com: "bem, não é isso que eu esperaria de Deus". Então quer dizer que se Deus não supre suas expectativas então ele não existe? Sinto muito informar mas Deus está longe de ser como as pessoas em geral o imaginam, muita gente inclusive nas igrejas jamais imaginariam que ele tomaria muitas das atitudes que ele tomou na Bíblia, se ler a Bíblia vai se surpreender com Deus e o quão longe ele está da nossa visão de Ética (que diga-se de passagem é extremamente parcial).

4) Ainda alguns justificam que situações de sofrimento só deveriam ser permitidas por Deus se forem para um bem maior, mas ainda assim Ele deveria nos explicar isso, ou ao menos nos confortar. Bem quanto a isso, devemos refletir um pouco em alguns pontos.
a) o que você chama de bem maior? A maioria das pessoas pensam em corrigir seus filhos com sofrimento, privando-os de coisas por exemplo, mas alegando que é para o bem deles, e então tudo bem, mas como você pode saber o que Deus considera realmente importante, você ter perdido o emprego pode ser para um bem maior, para você dar mais tempo pra sua esposa por exemplo, mas muitos consideram o dinheiro de longe muito mais importante do que relacionamentos familiares. Acredito que ficaríamos espantados em sabermos quantas coisas Deus consideram um bem maior a ponto de ser aceitável passarmos por situações de sofrimento, e quantas outras coisas nunca teremos da parte dEle, porque ele considera que não são coisas relevantes para nós.
b) quanto a Deus nos explicar, imagine que Deus tivesse a obrigação de explicar exatamente o porque de cada situação para cada pessoa na terra, primeiro que muitas vezes ficariamos injuriados com Deus por acharmos muitos de seus motivos tolices: "quer dizer que você me privou de trocar de carro pra eu repensar a forma como eu gasto meu dinheiro? Que absurdo", segundo porque não seriamos capazes de entender as tamanhas complexidades presentes na linha do tempo, imagine que Deus te diga que deixou você quebrar a perna para não ir em um show onde você conheceria uma garota com quem acabaria namorando por alguns meses e que 12 anos depois te encontraria num bar e te reconheceria fazendo você se juntar a ela na pior burrada que você poderia se meter na sua vida e... tá chega né, já deu pra entender. Então não saberiamos se fariamos essas coisas só porque ele nos avisou sobre o futuro ou se seriamos capazes de mudá-lo, por isso que Aslan bem disse: "Dizer o que teria acontecido? Não, não se faz isso com as pessoas"
c) quanto a Deus nos confortar, é bem pouco provável que você se sinta mais confortável com a perda de um parente próximo se alguém com quem você não tem o menor relacionamento ou pingo de contato chegue até você e comece a falar palavras de consolo. Deus até consola, mas àqueles que o conhecem, afinal de contrário não faria o menor sentido.

Em resumo, mais evangelho. Deus fez todas as coisas boas, o homem decidiu tocar a vida como bem entendesse, longe de Deus, toda atitude tem consequências, e o homem acaba tendo que enfrentá-las, aí o homem reclama... de Deus? Calma aí, o que Deus tem a ver com isso? Ele disse o que fazer nós é que não quisemos aceitar...

Um comentário:

  1. E ele continua nos dando a oportunidade de tomarmos a pílula vermelha e abrirmos nossos olhos para a condição de escravidão em que vivemos e a partir dai começar a viver de verdade e a lutar em prol da libertação de tantos outros que vivem escravos de uma vida de ilusão.

    ResponderExcluir