quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lógica, evangelho e razão. Pt1

Ultimamente tenho visto muito material na internet a respeito do ateísmo, da racionalização, evolucionismo, etc. E isso me fez refletir bastante sobre muitos questionamentos que são feitos sobre a fé Cristã, a razão, as origens, a lógica, dentre outros. Tenho visto muitos materiais que incentivam o ateísmo e por vezes até ridiculariza o cristianismo, e cansei de não me posicionar a esse respeito no campo da internet. Não vou desrespeitar em momento algum o ateu ou qualquer pessoa que pense diferente de mim, mas quero questionar sim os fundamentos e razões de suas respectivas crenças (inclusive a crença de que não há Deus). Imagino que esse tema é bastante longo e por isso não sei quantos posts vou levar escrevendo sobre o assunto, mas acho que vale a pena usar um pouco do seu tempo para realmente avaliar essas questões.

O último video que vi a respeito do tema foi uma discução entre o Dr. Willian L. Craig e Dr. Peter Atkins: http://www.youtube.com/watch?v=JaE_Q8L9mQc&feature=related é extenso, mas pra quem quiser ver o link da primeira parte está aí, e as demais partes se encontram na barra lateral do youtube.

Bom, já que dividirei essas questões de lógica, razão, fé e o evangelho em si em partes vou me ater a alguma pergunta ou algum tema específico em cada post e nesse primeiro post queria me ater a uma questão que se apresenta frequentemente e de diversas formas, mas em suma é:
"Se Deus existe e ele é bom, porque não leva a todos para o céu?" Essa pergunta vem sido feita de diversas maneiras, uns questionam o fato de Jesus ter feito milagres para as pessoas crerem na época e não fazer mais hoje em dia, outros questionam porque Jesus não se mostra de forma irrefutável, inegável, mas no fim a questão é sempre: se Deus quer que creiamos nele, porque não é mais explícito?

Se reparar essas minúcias que diferenciam as perguntas trazem a tona necessidade de diversas respostas, mas a todas elas eu precisaria começar com uma palavra AMOR, por Deus nos amar ele nos criou com livre arbítreo, assim poderíamos escolher responder a esse amor ou não. A todos é dado esse direito, se fosse absolutamente inegável a existência de Deus, através da mais pura lógica, então acabaríamos perdendo o livre arbítreo de crer e de responder a Ele, afinal, ninguém teria como discutir e acabaríamos meio que obrigados a seguí-lo. Quanto aos milagres, existem dois pontos a serem colocados, primeiro que por mais milagres que se faça, só crê quem quer, sempre existirão céticos, tanto na época de Jesus quanto hoje. A segunda questão é, quem disse que não são feito milagres hoje em dia? Já tive a oportunidade de presenciar alguns, inclusive em minha própria vida, mas tal qual na época de Jesus, não são chamados de milagres a toa, não são comuns, não acontecem com todos e com muita frequência, mas nem por isso deixam de existir. Por fim quanto a levar a todos para o céu existem duas coisas a serem questionadas, primeiro Deus é bom, mas também é Justo. Portanto não dá pra levar pro céu quem não merece, ok, mas quem merece e quem não? Todos que pecarem não merecem! E infelizmente pra raça humana, "todos pecaram, e carecem da glória de Deus". Ou seja todos deveriam ir para o inferno, exceto um homem, Jesus. Ele que é o próprio Deus que se encarnou nunca pecou e ainda assim sofreu a consequência do pecado (a morte) em nosso lugar, logo ele abriu novamente a possibilidade de pessoas irem pro céu! Mas quem? Todos que admitirem que por si só não merecem, mas dependem de Jesus para serem resgatados e levados para uma nova vida com Deus. A outra coisa que deve ser pensada é o que é o Céu e o Inferno. Muitos acham Deus mau, por não levar todos para uma vida eterna no céu, mas qual é, se você não deseja passar 80~100 anos de vida terrena sob o domínio de Deus porque iria querer passar a eternidade toda com ele? Não faz sentido, exceto por querer escapar do inferno talvez... Mas pra Deus vida é muito mais do que simplesmente se livrar de uma "punição".

Espero ter esclarecido um pouco essas coisas, e num próximo post discuto outras questões constantemente abordadas...

3 comentários:

  1. Muito bom o post Yuri, realmente esse assunto tem sido um tanto comum, até pra mim. E vc está mais do que certo em se posicionar, aproveite seu dom de escrever e de faze-lo muito bem para ser um porta-voz da Verdade, faço das suas palavras as minhas. Devemos fazer bom uso da liberdade que temos hoje, ela pode não ser a mesma amanhã, mas enquanto ela nos alcançar vc, eu, o mosaico, e todos tem o direito de colocar o que pensamos.

    ResponderExcluir
  2. muito bom meu querido!!!
    espero q por essa ferramenta, muitos venham a refletir sobre o que vc escreveu, e assumam uma postura pessoal e nao coletiva sobre alguns assuntos...
    vou te acompanhando, ok?
    bjao!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa.
    Outro ponto a se considerar em toda essa conversa e a questao do foco antropocentrico de nossa sociedade. Algumas dessas augumentacoes que vc levanta no texto e outras acontecem porque as pessoas acham que elas, ou a humanidade, e o centro das atencoes. Nao somos. Se Deus existe ele e o centro. Ele nao existe para satisfazer nossos caprichos ou para quebrar nossos galhos. E para mim e por isso que tantos lutam contra a existencia de Deus e outros querem criar deuses conforme suas preferencias. Contudo, se eu admito o Deus que e revelado na Biblia, mais especificamente na pessoa de Jesus Cristo, tenho que me submeter a ele. E isso requer que eu admita o meu pecado, e esse e o problem....

    ResponderExcluir