quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A necessidade de se lembrar...

Ontem foi um dia fantástico, Deus falou comigo e eu respondí, e acredito que coisas incríveis aconteceram a partir disso, mas não é bem isso que vim compartilhar com vocês hoje, a questão que venho colocar é manter na memória os objetivos pelos quais fazemos as coisas que fazemos.

Já discutimos em outros posts que o único objetivo de vivermos é adorarmos a Deus e serví-lo amando nosso próximo. Então porque tantas vezes nos pegamos pensando em todas as outras coisas? Minha luta essa semana é me manter conectado o tempo todo com Jesus. Mas não é fácil. Aqui na kitnet costuma ser um pouco mais fácil. Ontem na rua e no Metrô, ou seja no caminho até o Mackenzie também acredito que me mantive conectado, mas na Facul ainda tem sido minha grande dificuldade. E entendo que isso é devido ao fato de não valorizarmos a memória do porque estamos indo pra facul ou pro trabalho. Se estamos indo lá pra ver Deus agir em nossos colegas e agir junto com Ele, então não devíamos nos desconectar afinal esse é o único motivo de estarmos lá.

Porém dificilmente esse é mesmo o nosso único motivo. Estamos lá pra estudar, pra trabalhar, pra pensar, pra falar com as pessoas, não que estas coisas estejam erradas, mas elas costumam tirar nossa cabeça do lugar certo. A questão é a intenção, o porque você tá trabalhando por exemplo, e isso já discutimos, então vou me apropriar de alguns textos das Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata pra fazer uma comparação.

Aslan: "Vou lhe dizer. Estes são os sinais pelos quais hei de guiá-la na sua busca. Primeiro: logo que Eustáquio colocar os pés em Nárnia, encontrará um velho e grande amigo. Deve cumprimentar logo esse amigo, se o fizer, vocês dois terão uma grande ajuda. Segundo: vocês devem viajar para longe de Nárnia, para o Norte, até encontrarem a cidade em ruínas dos gigantes. Terceiro: Encontrarão uma inscrição numa pedra da cidade em ruínas, devendo proceder como ordena a inscrição. Quarto: reconhecerão o príncipe perdido (caso o encontrem), pois será a primeira pessoa em toda a viagem a pedir alguma coisa em meu nome, em nome de Aslam."
Jill: "Certo, muito obrigada."
Aslan: "Criança - disse o Leão, com a voz mais amável do que antes - , talvez não esteja tão certo quanto você imagina. Seu primeiro cuidado é lembrar-se de tudo. Repita para mim, pela ordem, os quatro sinais.
Jill não se saiu muito bem. O Leão a corrigiu e fez com que repetisse outra vez, e mais outra, e mais outra, até que a menina decorou tudo direitinho.
...
Aslan: "Antes de tudo, lembre-se dos sinais! Repita-os ao amanhecer, antes de dormir e, caso acordar, durante a noite. Por mais estranhos que sejam os acontecimentos, de maneira alguma deixe de obedecer aos sinais. Em segundo lugar, aviso-a de que falei, aqui na montanha, com a maior clareza: não o farei sempre em Nárnia. O ar aqui na montanha é limpo, e aqui o seu espírito também é limpo; em Nárnia, o ar será mais pesado. Cuidado para que o ar pesado não confunda seu espírito. Os sinais que aprendeu aqui surgirão sob formas bem diferentes ao depará-los lá. É importantíssimo conhecê-los de cor e desconfiar das aparências. Lembre-se dos sinais, acredite nos sinais. Nada mais importa."

Acredito que essa seja a ordem de Deus pra cada um de nós também. Memorize, lembre-se que Ele é o único motivo pelo qual você está saindo de casa/ percorrendo esse caminho/ chegando em sua escola/ facul/ trabalho. Lembre-se e repita isso de manhã, antes de sair, e a noite, e se acordar de madrugada. Porque as vezes estamos em um lugar onde o ar é limpo, e é fácil de entender a vontade de Deus (por exemplo nos meus fins de semana rodeado de pessoas que O buscam, com a minha família, etc), mas outras vezes estamos envoltos em um ar pesado, e é por isso que é importante ter sempre nosso objetivo de cor e desconfiar das aparências, das brechas, e por fim repito as palavras de Aslam.

"Lembre-se dos sinais, acredite nos sinais ... de maneira alguma deixe de obedecer aos sinais ... nada mais importa."

3 comentários:

  1. é meu querido amigo...
    obediencia é algo q me falta (como já conversamos antes)! e com ctz, nos mantermos conectados, sempre nos lembrando, é mto, mas mto dificil mesmo! =/
    a luta é diária e incessante pra mim...

    ResponderExcluir
  2. O grande problema, em minha opinião, é que falamos "certo" rápido demais.

    ResponderExcluir
  3. Essas palavras perfuraram o meu coração. Realmente não é fácil nos lembrar do nosso propósito a cada momento, especialmente por morarmos longe de pessoas que tem o mesmo propósito. Mas, confesso que a cada dia em uma busca de mais intimidade com o Pai, tem me levado a andar com Ele e a todos os momentos lembrar a prioridade de nossa vida e a razão de estarmos aqui.

    ResponderExcluir