quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O que tería a contecido?


"Ousado aventureiro, decida de uma vez

Faça o sino vibrar e aguarde o perigo

Ou acabe louco de tanto pensar:

'Se eu tivesse tocado, o que teria acontecido?'" (As crônicas de Nárnia, O Sobrinho do Mago)


Bem acho que todo mundo já se pegou pensando ou até desejando saber o que teria acontecido se tivéssemos feito a outra escolha, se tivéssemos escolhido a porta de número dois, se tivéssemos mudado de idéia no último instante... o que teria acontecido? Muitas vezes dependendo da situação achamos que vamos endoidar por não saber o que aconteceria, mas acho que a questão é exatamente a oposta.


Achamos que ficaríamos doidos em não saber, mas imaginem o quão loucos ficaríamos ao saber o que acontecería? Quantas vezes nos frustraríamos de saber que a outra opção tería dado o resultado que você queria ou até um melhor? Quão revoltados e até desesperados ficaríamos de saber o que perdemos? Não é melhor simplesmente confiar que Aslan sabe o que faz, e que ele tem todo o domínio e todo o controle sobre todas as coisas?


"-Mesmo assim teria sido melhor? - Perguntou Lúcia, com a voz sumida. - Mas como? Aslan, por favor, diga-me.

-Dizer o que teria acontecido? Não, a ninguém jamais se diz isso.

- Oh que pena! - exclamou Lúcia.

-Mas todos podem descobrir o que vai acontecer - continuou Aslan. - Se voltar agora e acordar os outros para contar-lhes outra vez o que viu, e disser que eles se levantem imediatamente e me sigam... que acontecerá? Só há um modo de saber..." (As Crônicas de Nárnia, Príncipe Caspian)

3 comentários:

  1. muito bom... naum foi nem uma nem duas vezes que me peguei no "e se...?". mas ainda bem que não sabemos, pq voltar atrás é impossível e isso, com certeza, nos traria uma angústia tremenda...

    ResponderExcluir
  2. eu ia dizer q me arrependo de não ter deixado mtas coisas na minha vida no "e se...?", porém, acredito q o hoje é o mais importante do q ontem, e hj posso afirmar q sou uma pessoa formada pelas escolhas do passado e sou uma boa pessoa por isso, então, realmente não quero saber como seria, aliás, acho q hj eu não seria melhor do q sou se tivesse sido diferente no passado!
    passado x presente x futuro = isso me confunde!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade só existe o hoje. O ontem foi-se, o amanhã virá e quando chegar será hoje. Cabe a nós decidir qual a melhor opção em cada momento da luta. Como karateca, sempre tenho que pensar, o que é melhor eu fazer nessa situação? Como discípulo de Jesus eu sempre me pergunto como é que a vida dele pode se manifestar através de mim da melhor maneira nessa situação?

    ResponderExcluir