sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Devoção sem livre Arbítreo?



Bom, confesso que já pensei isso antes, inclusive já pedi isso a Deus outras vezes: "Deus me faz amá-lo, me faz ler a bíblia e fazer sua vontade". Mas para isso o livre arbítreo iria pro espaço, mas o que que tem né? Será que seria tão ruim ser devoto a alguma coisa sem ser por opção, sem ser por livre arbítreo? Bom, mais uma vez o filme do Senhor dos Anéis exemplifica isso muito bem, acho que qualquer um que tenha visto o filme se lembra bem do "rapaizinho" aí em cima... Smeagol, ou Góllum é um típico exemplo de devoção sem livre arbítreo.

O anel para Smeagol, é seu precioso, é o objeto de sua total devoção. Ele o ama e o idolatra e mesmo sabendo do mal que aquilo lhe causa ele é totalmente devoto a tê-lo e protegê-lo. É impressionante ver tudo o que ele faz e o que se permite passar, tudo o que ele se torna e a forma como ele se desumaniza por causa de sua devoção, impressionante, principalmente porque volta nos assuntos de sofrimento que falei a poucos posts, não estamos dispostos a sofrer nenhum pouco por Jesus, o objeto da nossa devoção. E o Góllum sofre horrores, mas não abre mão de seu precioso.

Concluímos que devoção sem livre arbítreo é escravidão. Mas livre arbítreo sem devoção é independência. E significa que Deus não é o nosso precioso. E então qual é o seu precioso. A Bíblia tem uma história muito boa pra isso também. Diz que um colecionador de pérolas descobre um terreno que tem uma pérola de grande valor, ou melhor, de maior valor, é a pérola mais valiosa que ele já viu, é sua preciosa, e por isso ele vende tudo o que tem (inclusive sua coleção de pérolas) para obter a pérola de maior valor. Isso é devoção, com livre arbítreo. Isso é amor e desejo dos redimidos. É Deus sendo a pérola de maior valor sendo o nosso precioso.

2 comentários:

  1. Olá Yuri, graça e paz seja contigo!!
    Maravilha de texto hein , paabéns meu irmão!
    Passando para conhecer seu espaço, e gostaria de aproveitar
    A oportunidade e te convidar para conhecer o Amigo de CRISTO
    É um blog novo, mas voltado e acunhado na palavra, isento de criticas
    Mas como meta, levar o leitor direto ao alvo, à pessoa de Jesus, sua visita
    Será uma alegria, e também estaremos somando positivamente, como voz estaremos fortalecendo o mandamento do ide de Jesus, e estreitando a união por esse canal de comunicação para honra e a glória do nome do senhor, em um só corpo.. paz seja contigo..Amigo De Cristo

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Comentário + q atrasado!!!

    Na verdade, é interessante o fato de que até a nossa "devoção expontânea" venha de Deus:

    "Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele." (Fp 2.13)

    Mas tb creio nessa liberdade que ele nos dá para escolhermos onde investiremos nossas "riquezas", onde colocaremos o nosso coração. (Lucas 12.34)

    Um abraço...
    Fique c Deus.
    =)

    ResponderExcluir