sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O maior objetivo



Recentemente comprei a trilogia dos Senhor dos Anéis por 50 reais na Saraiva (olha o merchan), e revi os três filmes. E isso me fez pensar em algumas coisas, uma delas (que pretendo compartilhar nesse post) é um pensamento que já vinha sendo desenvolvido pelo meu maninho a algum tempo, ou melhor o exemplo do senhor dos anéis aplicado a esse tema é que foi usado por ele antes. De qualquer forma o que venho a falar é como terminei dizendo no post anterior, qual é o nosso maior objetivo e o quanto com o passar do tempo ele passa a não ser mais o objetivo principal.

Em o Senhor dos Anéis, a sociedade do anel firma um compromisso onde seu maior objetivo é chegar até a montanha de Mordor e destruir o Anel de Sauron. Assim, eles passam por muito, muito tempo, lutando para conseguir cumprir esse objetivo. Destuir o anel é o objetivo mais importante de suas vidas. Assim grandes viagens são trilhadas, lutas que parecem perdidas são lutadas, e grandes desafios são cumpridos, porque o que é mais importante pra eles é Destruir o Anel.

Porém durante a jornada algumas coisas desviam a atenção de muitos dos heróis da sociedade. E a principal distração é o próprio anel. Ele gera cobiça pelo poder no coração das pessoas e por diversas vezes o desejo de manter o anel é mais forte do que o de destruí-lo e isso torna o objetivo muito mais difícil.

Assim também é com a nossa vida com Deus, tudo é transponível quando aumentar o nosso relacionamento com Deus é nosso maior objetivo. Mas quando outras coisas passam a ser mais importante, como nossa própria independência, desejos e cobiças. Essas coisas sempre nos distraem e dificultam em muito o objetivo de ter um relacionamento maior com Cristo. Mas sabemos que isso é de fato a coisa mais valiosa, é o melhor que podemos experimentar, e mesmo assim fazemos outras escolhas. Então muitas vezes desejamo que não tivéssemos livre arbítreo, que Deus meio que nos forsasse a adorá-lo e amá-lo com toda nossa devoção. Mas isso certamente seria algo horrível e ainda com o Senhor dos Anéis pratendo exemplificar isso no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário