sábado, 2 de janeiro de 2010

Histórias de Deus (1)

Escrevo esse post para incentivar você a parar para perceber sempre o que Deus está fazendo na sua vida, como a sua história tem sido trabalhada por ele. Na pós-modernidade uma das maiores queixas das pessoas (inclusive das cristãs) é a dúvida. Temos que tomar decisões demais, cedo demais. E muitas vezes nos preocupamos com o que será delas no futuro, o que acontecerá devido a ter tomado tal decisão. Aos cristãos tenham bom ânimo, Deus está sempre interagindo em nossa história e quero dar alguns exemplos aqui, sobre isso, sobre como as vezes nos preocupamos demais ou temos medo das situações mas ainda assim Deus está no controle.

A primeira história é uma sobre mim. Para quem não sabe, eu sofro de uma doença genética chamada displazia, o que no meu caso ocasionou o fato de eu ter nascido sem 22 dentes permanentes. Logo exceto por raras excessões quando um dente meu cai, nenhum outro substitui, fico banguela até que eu faça um impante. Atualmente estou banguela de 5 dentes no total, mas nem dá pra perceber, tanto que se eu não conto essa história as pessoas nunca perceberiam a minha falta de dentes. Mas o incrível é a história toda que se passou. Nasci assim, mas só descobri (ou melhor minha família descobriu) que tinha tal doença por volta dos 3 anos de idade. Quando brincando com meu irmão mais velho bati com tudo o rosto no chão e perdí os dois denetes da frente. Fui ao dentista de meus pais, o Armando, lá em Ribeirão Preto (na época eu morava em Balneário Camboriú). Ele fez um aparelho com meus próprios 2 dentes para que eu como criança não desacostumasse a morder e comer normalmente enquanto os dentes permanentes crescescem (eu suponho), mas no processo foram feitos alguns exames como radiografia panorâmica e voalá, descobriu-se que eu não tinha a formação de diversos dentes permanentes (porém os dois que eu quebrei eu tinha). Isso já foi algo importante, se não demoraria muito a descobrir da doença e meus pais possivelmente até se preocupariam com o fato de meus dentes de leite não cairem nunca (e estão a maioria comigo até hoje, bem úteis na boca rs).

Mas a história continuou. Meus dentes permanentes (os da frente) cresceram separados, bem separados na verdade. Qualquer um que tenha me conhecido na época se lembra bem disso. E eu fiquei com eles separados por algum tempo, se não me engano quando estava lá pela sexta série (ou como é chamado atualmente, sétimo ano), não podia mais adiar, precisava de um aparelho que juntasse os dentes da frente, o único problema, é que um aparelho comum mexeria com toda a minha "sensível" arcada dentária e poderia acelerar a perda dos meus dentes de leite. Eu já morava em Rio Claro fazia algum tempo, mas continuava frequentando o agora "meu" dentista em Ribeirão (eh, Armando hein, rs), e para fazer um aparelho que juntasse os dois dentes da frente sem mecher nos demais seria necessário fazer uma cirurgia que colocasse duas peças na minha gengiva superior e usando essas peças como suporte fazer um aparelho apenas para os dois dentes da frente, assim como estava embasada nas peças e consequentemente na gengiva não afetaria as demais áreas da arcada. O único problema é que essas peças eram raríssimas no Brasil e cada uma custava mil dólares (que na época valiam quase 3 reais), inacreditavelmente uma das raríssimas cidades do Brasil que possuiam a peça era Rio Claro, e a pessoa que as possuía quando soube da minha história as deu de graça (2000 dólares Oo), a cirurgia também foi coberta pelos dentistas e cirurgiões e no fim das contas fora a dor e o stress da cirurgia não gastei nada, fantástico.

A história continua até hoje, muitos dos meus dentes de leite ainda permanecem firmes, mas como eu disse 5 já se foram, e o último que se foi tá dando trabalho porque deixou um nervo exposto. Pensar que logo eu terei que fazer o implante de trocentos dentes não é algo agradável, provavelmente será dolorido e muito caro, sem falar no tempo que vai gastar, ainda não sei se terei que trancar a facul por um tempo pra dar conta, mas querem saber, não estou preocupado, depois de ver Deus fazer tanto nessa minha história é quase que ridículo temer que ela fuja do controle de Suas mãos. Analisar as obras de Deus na nossa história nos traz confiança para acreditar no controle dEle sobre nosso futuro.

Conto outras histórias nos próximos posts.

2 comentários:

  1. Isso mesmo querido, a sua história é maravilhosa e inspiradora, realmente quando olhamos para a nossa história de vida vemos como Deus se preocupa com todos os detalhes da nossa vida e é fiel em todos os momentos.Deus está no controle, Ele reina sobre as nossas vidas. Amém!!! Amo muuuuuuuuito você!!! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente assim Yuri! =)
    Sempre fui abençoada com coisas que nunca entendi no momento o porque aconteceram, mas algum tempo depois eu percebo o quanto isso me faz bem, me faz crescer e ser a pessoa que sou hoje...
    Desde detalhes do cotidiano, como chuva parar qnd tenho que sair a pé, até detalhes maiores, como os meus 5 acidentes de moto... enfim!
    Hoje sinto Deus cuidar de mim a cada dia, e tenho uma outra visão, sempre procurando perceber o quanto Ele cuida de mim, o quanto Ele se movimenta na minha direção, dia a dia, momento a momento, sempre!
    É maravilhoso!
    Saudades! Bjo!

    ResponderExcluir