terça-feira, 16 de junho de 2009

Perfeição?


Artísticamente falando a pintura alcançou a perfeição no auge do renascimento. Já há alguns séculos. Isso é algo que eu considero realmente intrigante, afinal de contas como pode algo chegar a perfeição? Quer dizer e depois disso? Ninguém nunca conseguiu ou conseguirá superar esse nível de pintura? Como a arte continuou a se desenvolver se ela já tinha chegado a seu estado mais avançado? Bom, esse monte de dúvidas leva-me a concluir que a perfeição estética ou técnica está relacionada exclusivamente com a capacidade de representação fiel da visão humana. Mas por esse lado já não se faz necessário uma representação tão fiel, afinal de contas já inventaram a máquina fotográfica que faz as vezes do desenho e da pintura realista. Então a arte continuou evoluindo e se desenvolvendo em que sentido? Ela explora cada vez mais as percepções humanas, as emoções, os sentidos, o lúdico, e assim desenvolve tantas outras área outrora esquecidas na arte em detrimento do realismo exacerbado (Falei bonito agora hein? rs).
O realismo continuou se desenvolvendo também, apesar de ter sido considerado perfeito ele conseguiu um nível muito maior de exatidão no século XX com as obras hiper realistas (tão perfeito que parece foto), mas os destaques do design e das artes tem sido focado no desenvolvimento das demais áreas sensoriais.
E o que eu quero dizer com isso tudo? Quero dizer que as vezes só enxergamos por uma via e competimos para sermos perfeitos nesse sentido. Mas tem tantas áreas diferentes para serem exploradas. Abra seus olhos para as oportunidades, para outros sentimentos, para outras possibilidades.

2 comentários:

  1. Vc falou igualzinho o meu professor de produção gráfica! Oo
    Renato Elston Gomes, grande cara ele! Acho q vcs dois teriam horas de assunto, pq ele sempre relacionou a arte com sentimentos, e sempre trouxe ela pra perto da gente... pra perto dos outros angulos que temos!
    engraçado é q sabe qual meu trabalho hj? Arte finalista de produção gráfica =D
    Culpa dele em meus terceiro e quarto semestres ;) e da forma como ele falou de arte... assim, bem assim, do meu angulo para outros angulos ^^
    ;*

    ResponderExcluir