segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Profissão?



Semana passado tive palestras todos os dias na faculdade e volto essa semana para compartilhar com vocês muitos pensamentos que encheram minha cabeça. Apesar de todas as palestras serem de alguma forma sobre Deisgn, elas geram muitos questionamentos e coisas para se refletir.

Bem a primeira coisa que quero discutir com vocês é sobre Profissão. Ledo engano achar que escolher uma faculdade é escolher uma profissão. Se você fizer medicina, poderá ser de um clínico geral a um especialista em tratamentos cardiorespiratórios, existem dezenas de ramificações em cada área do conhecimento e centenas de oportunidades diferentes para se atuar. E assistindo palestras sobre Ilustração, Animação, Design gráfico e outros não pude evitar de pensar, "ok o que eu vou fazer da vida?" e o pior não é isso, é que o que quer que seja você tem que escolher logo, afinal de contas todos os profissionais e palestrantes te insentivam a direcionar seu caminho para a profissão que quer seguir desde a faculdade.

Mas a pior dúvida é "mas e se eu não der pra isso?" ou em outras palavras "o que eu nasci pra fazer?". A partir daí só gera-se cada vez mais crises, medos, inseguranças, ansiedade e...

PARA TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É claro que isso tudo é uma confusão, porque vivemos a vida como se Deus não existisse, ou pior como se ele existisse mas não nos importamos com isso e continuamos a guiar nossa vida no nosso próprio esforço. Eu redescobrí o que eu nascí pra fazer no término da semana passada. Nascí pra fazer discípulos de Jesus. Não só para apresentar Jesus as pessoas mas para torná-las Seus discípulos. Esse é o meu trabalho, é pra isso que fui chamado, é isso que devo fazer a cada dia, esteja eu aonde eu estiver e trabalhando ou estudando onde estiver com qualquer área que seja. Mas e quanto a área profissional? Bem, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e (parodiando) o que for necessário no mais Ele acrescentará...

Estamos falando de Jesus, o próprio Deus encarnado, que deu sua vida por amor a você, ele fez a maior demonstração de amor que ele poderia, e pra que? Pra largar você pra lá agora? Pra não dar a mínima pra você ou pra mim? Certamente que não. Ele vai cuidar de mim e de você e vai nos direcionar por qual caminho devemos seguir e em que área atuar. Mas sempre focados em nosso real trabalho, em nossa real profissão. Fazer Discípulos.

3 comentários:

  1. Exatamente Yuri, nosso trabalho, nossa profissão (não importa qual seja) serve para abençoar a vida de pessoas e o resto todas as coisas serão acrescentadas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau, rs.... Isso aí meu lindo, a nossa profissão é fazer discípulos e a alegria que consiste nela não há comparação. Ser usado por Deus e viver no centro da vontade dele é o que devemos buscar a cada dia de nossa vida. Amo vc. Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente Yuri. Penso que em qualquer profissão ,seja qual for, se não tivermos o foco correto e se executarmos nosso trabalho apenas por ser mais uma tarefa de nosso dia a dia , com tempo se torna desgastante e um tédio. Pois, novamente estamos colocando a dependência de nossas vidas em coisas passageiras. Vejo que em todas as profissões , por melhor que seja, se o cara não tiver o foco certo, saber que ele(a) está ali para levar pessoas a Jesus e discipular, essa pessoa acaba sempre se desanimando e constantemente vai em procura de algo inovador. Temos que lutar, mas não adianta nada lutar se não temos a causa certa.

    ResponderExcluir